24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

12 Estaduais começam neste fim de semana. Veja!

Eles estão de volta! O final do mês de janeiro marcará o encontro dos torcedores com os campeonatos estaduais.  Ao todo, 12 Estados do Brasil darão o pontapé inicial em seus torneios neste final de semana. No sábado, é dia das torcidas de 11 Estados se reencontrarem com seus times de coração. Já no domingo, os clubes mineiros iniciam a luta pelo título estadual.

SÁBADO – 30/01

Campeonato Baiano

Atual Campeão: Bahia

Maior vencedor: Bahia (46)

Doze clubes, dois grupos e apenas um título. Com o Bahia em busca do tricampeonato, o Campeonato Baiano 2016 começa neste sábado com o duelo Vitória x Jacuipense, às 16h, no Barradão. Abrindo a competição ao lado de seu torcedor, o rubro-negro baiano quer aproveitar o embalo do retorno à Série A do Brasileiro para voltar a brigar pelo título estadual. Já o xará Vitória da Conquista, após o vice-campeonato em 2015, busca repetir a boa participação da última edição para chegar ao topo pela primeira vez.

Campeonato Brasiliense

Atual Campeão: Gama

Maior vencedor: Gama (11)

Com o Gama defendendo o título, o Campeonato Brasiliense 2016 tem início com três jogos neste sábado. Em turno único, a primeira fase será disputada por doze clubes que se enfrentarão entre si. Oito equipes se classificam para as quartas de finais que, assim como a semifinal e final, serão decididas em jogos de ida e volta.

Campeonato Carioca

Atual Campeão: Vasco

Maior vencedor: Flamengo (33)

Com Fluminense (2012), Botafogo (2013), Flamengo (2014) e Vasco (2015) se alternando como campeões nas últimas quatro edições, o Campeonato Carioca 2016 tem seu início marcado para este sábado com cinco jogos. Em busca do bicampeonato, o cruzmaltino estreia no domingo contra o Madureira, às 17h, em São Januário.

Campeonato Catarinense

Atual Campeão: Figueirense

Maior vencedor: Figueirense (17)

Com a rivalidade em alta, a edição 2016 do Campeonato Catarinense contará com um ingrediente extra: a briga pela hegemonia. Ultrapassado no número de títulos estaduais pelo Figueirense na última edição, o Avaí tenta dar o troco. Com 16 conquistas, o Leão da Ressacada quer dar fim ao jejum de quatro anos para voltar a gritar “É Campeão” e empatar com o rival no ranking. Para acirrar ainda mais a briga, Chapecoense e Joinville também aparecem como candidatos ao título.

Campeonato Gaúcho

Atual Campeão: Internacional

Maior vencedor: Internacional (44)

Com domínio colorado nos últimos cinco anos, o Campeonato Gaúcho 2016 começa a ser disputada neste sábado com dois jogos. No domingo, a dupla Gre-Nal inicia sua participação no Gauchão. Engasgado com os dois vice-campeonatos seguidos, o Tricolor quer dar fim a sequência de títulos de seu maior rival e voltar a levantar o caneco. Em ascensão, empolgado com o acesso para a Série B, o Brasil de Pelotas quer repetir o bom rendimento da última edição para surpreender os favoritos.

Campeonato Goiano

Atual Campeão: Goiás

Maior vencedor: Goiás (25)

Com direito ao clássico Vila Nova e Goiás, no Serra Dourada, já na rodada de abertura, o Campeonato Goiano promete uma disputa emocionante do início ao fim. Com dez times divididos em dois grupos, a competição tem início neste sábado com dois jogos. Nos últimos dez anos, Goiás e Atlético têm se sobressaindo com cinco conquistas esmeraldinas e quatro para o Dragão. Em 2008, o troféu ficou com o Itumbiara.

Campeonato Mato-Grossense

Atual Campeão: Cuiabá

Maior vencedor: Mixto (24)

Com quatro títulos nas últimas cinco edições, o tricampeão Cuiabá é o time a ser batido no Campeonato Mato-Grossense 2016. Com 11 equipes separadas em dois grupos, a competição inicia neste sábado com o duelo entre Araguaia e Operário FC, atual vice-campeão. Maior vencedor do estadual, o Mixto estreia contra o Operário VG no domingo, às 18h, na Arena Pantanal.

Campeonato Paraense

Atual Campeão: Remo

Maior vencedor: Paysandu (45)

A briga pela hegemonia do Pará se acirra a cada ano. Na edição deste ano do Campeonato Paraense, o bicampeão Remo tem a chance de empatar com o Paysandu em número de títulos estaduais. Tapajós e São Raimundo abrem a competição neste sábado, às 18h. No domingo é a vez do Leão Azul estrear contra o Águia de Marabá, no Mangueirão. Já o Papão inicia a caminhada na segunda-feira diante do Paragominas.

Campeonato Paraibano

Atual Campeão: Campinense

Maior vencedor: Botafogo (28)

Polarizado nos últimos quatro anos entre Campinense e Botafogo, o Campeonato Paraibano começa com rodada cheia neste sábado. Com todos os 10 times jogando no mesmo dia, a primeira fase da competição vai até o final de março. Um dos destaques da rodada de abertura é o clássico de Campina Grande entre o atual campeão com o tradicional Treze.

Campeonato Paranaense

Atual Campeão: Operário

Maior vencedor: Coritiba (37)

Em turno único, com 12 equipes se enfrentando entre si na primeira fase, a briga pela título paranaense começa neste sábado com o Coritiba recebendo o Cascavel no Couto Pereira. O Coxa, maior vencedor do Estadual, quer voltar a conquistar o título após o tetracampeonato (2010-13). Surpreendendo os favoritos nas edições 2014 e 2015, os últimos campeões, Londrina e Operário, respectivamente, tentam repetir os ótimos desempenhos para alcançar o topo novamente.

Campeonato Paulista

Atual Campeão: Santos

Maior vencedor: Corinthians (27)

Disputado desde 1902, o Campeonato Paulista se prepara para a edição 2016. Com 20 clubes divididos em quatro grupos, a competição se inicia  neste sábado com seis confrontos. Dominando os últimos campeonatos com quatro conquistas em seis anos, o Santos, atual campeão, estreia na Vila Belmiro contra o São Bernardo. O Corinthians, maior vencedor da competição, com 27 títulos, encara o XV de Piracicaba no domingo. Em jejum desde 2005 e 2008, respectivamente, São Paulo e Palmeiras também entram firme na briga pelo título estadual.

DOMINGO – 31/01

Campeonato Mineiro

Atual Campeão: Atlético-MG

Maior vencedor: Atlêtico-MG (43)

Dominantes nas últimas dez edições, Atlético-MG e Cruzeiro encaram a edição de 2016 como um tira-teima. Com cinco conquistas para cada lado, os rivais buscam confirmar o favoritismo, brigar por mais um título regional e, de quebra, desempatar a disputa recente. Correndo por fora, o Caldense, atual vice-campeão, tenta surpreender os favoritos novamente. Embalado com o acesso para Série A do Brasileiro, o América-MG também sonha com o troféu, conquistado pela última vez em 2001. Com 12 equipes, em turno único, a primeira fase começa neste domingo com rodada cheia.

Durante a última semana, os capixabas e piauienses também deram o pontapé inicial nos seus campeonatos estaduais. Confira:

QUINTA – 28/01

Campeonato Capixaba

Atual Campeão: Rio Branco

Maior vencedor: Rio Branco (37)

Com 10 times divididos em dois grupos, o Campeonato Capixaba 2016 começa nesta quinta-feira com dois jogos. Pelo Grupo Sul, Estrela do Norte e Atlético se enfrentam às 19h30. Já às 20h15, Rio Branco e Linhares duelam pelo Grupo Norte. Maior vencedor do estado, o Brancão é o atual campeão e vai em busca do bicampeonato para ampliar a hegemonia no estado. Campeãs em 2013 e 2014, respectivamente, Desportiva e Estrela do Norte acirram a briga pelo título deste ano.

SEXTA – 29/01

Campeonato Piauiense

Atual Campeão: Ríver

Maior vencedor: Ríver (30)

Dividido em dois turnos – Taça Estado do Piauí e Taça Cidade de Teresina –, a briga pelo título piauiense inicia nesta sexta com três confrontos. No sábado, fechando a rodada de abertura, o Ríver entra em campo. O atual e maior campeão do Campeonato Piauiense estreia contra o Parnahyba. Um dos expoentes do Piauí, a equipe da cidade do Parnaíba conquistou o estadual em 12 oportunidades, com um recente bicampeonato (2012 e 2013).

CBF
CBF
 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS