A modernização do sistema de transporte coletivo

Protocolamos no início do mês de maio, na Câmara Municipal de Curitiba, uma sugestão de parceria entre o Governo do Estado do Paraná, a Prefeitura de Curitiba e a URBS para que a empresa volte a gerenciar a integração do transporte coletivo entre Curitiba e Região Metropolitana.

A ideia é que a URBS gerencie todo o transporte metropolitano, de forma que as tarifas e aquisições de créditos sejam as mesmas em todas as cidades sem haver variação de valores. Com isso, um trabalhador, estudante e até quem procura emprego poderá fazer o traslado até Curitiba pagando o mesmo valor de uma passagem local.

E as nossas propostas vão além da integração. Existem outros projetos de minha autoria, que tramitam na Câmara e mudarão a forma como lidamos com o nosso transporte coletivo.

Imagine que com um valor equivalente ao mesmo do vale transporte mensal o usuário possa entrar quantas vezes quiser no sistema durante o mês inteiro, contando até os finais de semana. Pense ainda que possa pegar diversas conduções sem ter que necessariamente ir até um terminal. Isso é possível?

É possível e se chama Bilhete Único, a tarifa temporal, um dos projetos de autoria de Bruno para o transporte. Com ele, o usuário utiliza o sistema diversas vezes ao dia sem pagar nada a mais. Além disso, existirão variações de compra de tempo no bilhete, podendo o usuário escolher quanto tempo quer utilizar o transporte pagando apenas uma tarifa, de duas horas a vinte e quatro horas, uma semana e até um mês completo.

A tarifa temporal já vem sendo testada em linhas como o Interbairros II, nas Ruas da Cidadania onde o usuário tem duas horas para poder utilizar os serviços do local e recentemente na Linha Turismo que com apenas um bilhete de vinte e quatro horas o usuário pode entrar e sair do sistema quantas vezes quiser. O que comprova que é possível implantar a solução em toda Curitiba.

Com esta solução aprovada, vamos promover uma nova experiência com o transporte coletivo de nossa cidade. Estamos trabalhando diariamente para melhorar o transporte, sempre pensando no usuário. Este é o caminho para Curitiba salvar seu transporte coletivo. Vamos implantar o Bilhete Único e modernizar a forma como lidamos com o nosso sistema!

Um abraço e até o próximo mês.

Atualmente em seu segundo mandato, é o vereador mais jovem da casa com 32 anos e 1º Secretário da Mesa da Câmara Municipal de Curitiba.