24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Abertura de empresas aumenta 15% no Paraná

O Paraná registrou no primeiro trimestre deste ano um aumento de 15% no número de empresas abertas na comparação com o mesmo período de 2016. De acordo com relatório estatístico da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), de janeiro a março de 2017 foram abertas 40.282 novos negócios, entre microempreendedores individuais (MEI) e empresas registros protocolados na Jucepar, contra 35.001 negócios criados nos três primeiros meses do ano passado.

Já o número de baixa de empresas caiu no período, em relação ao ano passado. Segundo o relatório da Jucepar, 13.348 negócios foram extintos no primeiro trimestre, 10% menos do que os 14.710 que encerraram atividades no primeiro trimestre de 2016.

O presidente da Junta Comercial, Ardisson Akel, destaca que o número de empresas, sem contar os microempreendedores individuais, cresceu 13% – passando de 9.365, nos três primeiros meses do ano passado, para 10.605 no mesmo período de 2017.

Akel afirma que os números positivos são reflexo das iniciativas do Governo do Estado para desburocratizar a legalização de novos negócios. “A evolução da implantação do programa Empresa Fácil Paraná está simplificando os processos não só de aberturas, mas também alterações e baixas de empresas. E esses esforços, somados ao início da recuperação econômica do país, devem motivar a criação de cada vez mais negócios e, consequentemente, incentivar o desenvolvimento econômico do Estado”, diz.

FACILITA – Sob a responsabilidade da Jucepar, o Empresa Fácil Paraná é o operador da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, no Estado. Até o momento, a Junta Comercial já integrou ao programa 211 prefeituras paranaenses. Nestes municípios, para abrir uma empresa, a consulta de viabilidade de endereço, a emissão de alvará e o registro como contribuinte municipal são feitos automaticamente pelo sistema da autarquia.

Nestas 211 cidades, o empresário ou contador só precisa ir à Jucepar para protocolar o processo, pois até mesmo a retirada pode ser feita via internet, assim como a emissão de todos os modelos de certidões.

RECEITA – A Jucepar também já integrou ao programa Empresa Fácil a Receita Federal, por isso, com exceção da capital, nos outros 398 municípios do Paraná é a Junta Comercial que emite o CNPJ. Segundo Akel, ainda no primeiro semestre, Curitiba deve ser integrada ao programa e entra nesta conta.

MAIS INTEGRAÇÃO – Por meio do Sistema Estadual de Informações em Vigilância Sanitária (SIEVISA), a integração da autarquia com a Vigilância Sanitária também já está funcionando e, em breve, serão concluídos os convênios com o Corpo de Bombeiros, por meio do programa de licenciamento prévio Prev Fogo, e com a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA), ambos em fase de testes. A integração com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos já começou a ser debatida.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS