Acupuntura Dói?

A sensação de quando a agulha estimula o ponto no corpo não é compreendida como dor, ela é compreendida como um estimulo.

Existe uma sensação, e precisa existir uma sensação para a acupuntura funcionar. Geralmente é sutil, depende do como o ponto for estimulado, mas não é dor, é um estimulo. Isso indica que houve acesso e comunicação com a energia vital, está começando a corrigir e fluir a energia na direção correta, a função daquele ponto está sendo ativada gerando cura e equilíbrio. Na maioria das vezes é uma sensação de picadinha, um choquinho, algo muito suave. A expectativa e o receio da agulha são maiores do que a sensação em si.

Essa sensação que é chamada de “Te Qi” ou “De Qi”, e é necessária.

A energia está em tudo. O corpo humano é um campo de contínua movimentação de Qì (energia vital), que circula entre as células, os tecidos, os músculos e os órgãos internos. A acupuntura atua nesse fluxo de energia para corrigir qualquer desequilíbrio apresentado. Por esta razão, uma das metas mais importante do acupunturista é a obtenção do Te Qì, ou seja, obter a sensação de agulhamento no ponto correto de forma que a energia seja sentida plenamente. Diz o Capítulo 1 do livro Ling Shu: “Quando o Qì chega, o tratamento é efetivo. Isso é o essencial da inserção.” Essa sensação dá-se após a inserção correta da agulha no acupunto e pode ser sentida tanto pelo paciente quanto pelo acupunturista de maneiras especificas.

Existem outras práticas sem agulhas?

Existem outras práticas dentro da Medicina Chinesa que têm ação e benefícios como os da acupuntura sem o uso de agulhas, que são: liberar o fluxo de energia, aliviar dores, restituir funções, equilibrar e nutrir a energia, melhorar os aspectos físicos, emocionais e psicológicos.

Moxabustão

É utilizado um bastão de Artemísia próximo aos pontos para aquecê-los, estimulando suas funções através do calor e das propriedades da Artemísia. Atua no físico, mental e emocional.

Aurículo Terapia

Geralmente aplicada com sementes de mostarda. Utiliza de pontos apenas na orelha para corrigir e equilibrar as funções do organismo, atuando no físico, mental e emocional.

Haihua

Aparelho com ondas eletromagnéticas aplicadas com eletrodos em pontos de acupuntura ativando assim suas funções, gerando equilíbrio na energia vital. Atua no físico, mental e emocional.

Qi Gong

“É a atividade física da Medicina Chinesa”. Uma das práticas mais poderosas para nutrir, tonificar e equilibrar a energia vital. Combina movimentos com respiração e meditação ativa.

Terapeuta acupunturista e proprietária da Estação de Arte e Cura Sereni Gayatri, com o propósito de amparar sua jornada e elevar a consciência.