Adesão à lista de espera do Prouni termina na terça-feira (31)

Adesão à lista de espera do Prouni termina na terça-feira (31)

O prazo para entrar na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) termina nesta terça-feira (31). Segundo o Ministério da Educação, o resultado será divulgado na próxima quinta (2). Após essa data, entre 3 e 6 de agosto, os candidatos deverão comparecer às instituições de ensino para apresentar os documentos e comprovar dados informados no ato da inscrição.

A edição do Prouni para o segundo semestre de 2018 vai oferecer 174,2 mil bolsas de estudo em 1,4 mil instituições privadas de ensino superior, sendo 68,8 mil integrais e 105,4 mil parciais (de 50%).

Para se candidatar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, com, no mínimo, 450 pontos de média e nota superior a zero na redação. Resultados de outras edições do Enem não valem para pleitear uma bolsa nesta edição.

Podem participar do programa estudantes brasileiros que não possuam curso superior e tenham feito todo o ensino médio na rede pública; tenham sido bolsistas integrais na rede privada ou feito parte na rede pública e outra na privada, com bolsa. Quem tem deficiência física ou é professor da rede pública também pode se inscrever.

Para ter direito a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio por mês. Se a renda for de até três salários mínimos, as bolsas são de 50%. Quem conseguir o desconto parcial e não tiver condições financeiras de arcar com o restante da mensalidade pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).