14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Alunos da rede estadual podem participar de cursos de aperfeiçoamento matemático

Os estudantes da rede estadual de ensino podem participar de aulas específicas de preparação intensiva para competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As aulas são gratuitas e têm como objetivo potencializar o aprendizado e desenvolver competências nesta área do conhecimento.

O curso também vai promover acesso a novas ferramentas que estimulam curiosidade, capacidade investigativa, autonomia para resolver problemas e melhora do desempenho escolar.

MODALIDADES – O treinamento é dividido nas modalidades presencial (com carga horária de 144 horas) e a distância, que dura o ano todo. O curso é dividido em três níveis: 1 para estudantes do 6° e 7° ano do ensino fundamental; 2 para estudantes do 8° e 9° ano; e 3 para estudantes do ensino médio. O curso segue as diretrizes do material didático fornecido pelo Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os estudantes do nível 1 vão trabalhar com disciplinas de aritmética e combinatória. Já nos níveis 2 e 3 serão trabalhadas as disciplinas de álgebra, combinatória, geometria e teoria dos números.

As aulas são ministradas por professores voluntários em Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). As inscrições podem ser feitas no endereço poti.impa.br (http://poti.impa.br/).

As avaliações serão por meio de simulados nacionais preparados pela equipe da Olimpíada Brasileira de Matemática. Para obter o certificado de participação é necessário 80% de frequência.

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo no Paraná:

MARINGÁ

Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Av. Colombo, 5790 – Vila Esperança.

Coordenador: Eduardo de Amorim Neves.

Tel: (44) 3011 – 4933/4738.

CURITIBA

UFPR – Centro Politécnico – Departamento de Matemática.

R. Cel. Francisco H. dos Santos, 100.

Coordenador: Diego Otero.

Tel: (41) 3361-3276

PONTA GROSSA

Universidade Estadual de Ponta Grossa – Campus Uvaranas.

Avenida General Carlos Cavalcanti, 478 – Central de Salas de Aula.

Coordenador: Elisângela Meza.

Tel: (42) 8405-8173

TOLEDO

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Toledo.

Rua Cristo Rei, 19 – Vila Becker.

Coordenador: Rodrigo Andrade.

Tel: (45) 3379-6818

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS