22 C
Curitiba
terça-feira, 19 março 2024

Alunos de escolas públicas participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Mais de 1,5 milhão de estudantes de 20 mil escolas espalhadas por todo o País devem participar, nesta terça-feira (30), da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Nível A, voltada a alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.

Os principais objetivos do evento são estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e promover inclusão social.

A prova

O exame segue parâmetros curriculares nacionais e é composto por 20 questões objetivas que privilegiam o raciocínio lógico e a criatividade. Os alunos participantes terão 1h30 para completar a prova, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A edição atual marca a estreia dos estudantes do 4º e 5º ano na Olimpíada Brasileira de Matemática. Desde 2005, ano em que a Obmep foi criada, até 2017, a prova era aplicada somente para alunos entre o sexto ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio. Em outubro, mais de 900 mil estudantes dessas séries participaram da segunda fase da Olimpíada.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 114 | JANEIRO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS