23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Aplicativos facilitam planejamento e roteiros de viagens

Na hora de planejar a viagem, os turistas optam cada vez mais por escolher hospedagem, meios de transporte, bares, restaurantes e roteiros turísticos por meio de aplicativos. E as opções são muitas. Vários deles com mecanismos de busca que permitem adequar a pesquisa ao perfil de cada turista.

Para facilitar as buscas, o site “Quanto Custa Viajar?” foi criado para mostrar aos viajantes o preço médio de diversos destinos pelo mundo, incluindo atrações turísticas, passeios e pacotes, com links diretos para sites de compras de passagens e hotéis com as melhores ofertas.

O site passou a contar com uma ferramenta, chamada “Pra Onde Viajar?”, que permite a escolha do destino a partir do orçamento do turista, o tempo de estadia e o período do ano em que fará a viagem. O sistema realiza uma busca e mostra as cidades em que o internauta consegue viajar com o dinheiro disponível, com os valores médios diários para transportes, hospedagem, alimentação e passeios calculados.

Ainda é possível realizar buscas mais personalizadas, restringindo os interesses e preferências.

Outra ferramenta de auxílio para o planejamento das viagens é o Tripadvisor. Com ela, é possível encontrar e reservar hospedagens e voos, além de buscar por restaurantes, passeios e atrativos turísticos.

Os internautas também podem ordenar os resultados da pesquisa pelas avaliações realizadas por outros turistas aos estabelecimentos e serviços. Há também mapas, previsão do tempo, guias das cidades e fóruns de discussão em que os usuários dão dicas para os demais interessados.

Kayak

Reservar hotéis, voos e carros se torna uma tarefa mais fácil com o Kayak. A ferramenta permite comparar preços, com a possibilidade de cadastro para receber alertas sobre promoções. Com o aplicativo, também é possível, por exemplo, organizar o itinerário da viagem e checar o status do voo.

Outra funcionalidade disponível é a sincronização das reservas, útil, principalmente se o turista for passear por diversos destinos. Basta que o turista envie as confirmações de reserva para o e-mail indicado.

AroundMe

A ferramenta identifica onde a pessoa está e mostra as hospedagens, bares, cafés, restaurantes, postos de combustíveis, bancos, cinemas, teatros e até os hospitais por perto.

A lista traz o endereço completo dos estabelecimentos, com localização no mapa, preços, telefone, site e, em alguns casos, como os hotéis, a avaliação dos hóspedes, além de descrição do local, serviços disponíveis e fotos.

Maps.Me

Uma ferramenta que ajuda o turista a economizar e a não ficar na mão na hora em que mais precisar de sinal no celular. Com o aplicativo Maps.Me, o turista não precisa ativar os dados de roaming de internet, o que gera uma cobrança extra, para ter os mapas que necessitar para uma viagem. O internauta só tem de lembrar de baixar o conteúdo de interesse antes de pegar a estrada, já que o sistema funciona em modo off-line.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS