14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Após formatura, 60 novos guardas municipais reforçam efetivo nas ruas

O patrulhamento preventivo e ostensivo da cidade está recebendo reforço. Nos próximos dias, 60 novos guardas municipais vão intensificar os trabalhos já desenvolvidos pela corporação, mais próxima da população. A formatura desse efetivo, após quatro meses do curso de preparação, aconteceu nesta quarta-feira (26/9), no Memorial de Curitiba.

“Tenho muita alegria em cumprir uma promessa e graduar os primeiros guardas desta gestão, para que sejam a Luz dos Pinhais e façam brilhar ainda mais o nome de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca ao efetivo recém-incorporado à Guarda Municipal.

“São profissionais que se juntam ao efetivo atual para cumprir a função social da Guarda Municipal, ao auxiliar um parto de emergência dentro da viatura, durante a madrugada, a proteger as crianças durante caminhadas do programa Linhas do Conhecimento, a proteger a árvore que dá a sombra e a flor que embeleza a cidade”, disse Greca. Junto com a incorporação dos novos guardas, o prefeito lembrou que a Guarda Municipal recebeu, desde 2017, mais armamentos, coletes, uniformes e viaturas.

“A luta é diária, mas vocês vão perceber que a recompensa ao ajudar efetivamente a população, nas mais variadas situações, é muito valiosa”, disse aos novos guardas o secretário municipal da Defesa Social, Guilherme Rangel.

Trabalho nas ruas

Orador da 26ª turma da Guarda Municipal a ser formada, Luiz Edgar Pinheiro Junior, fez um discurso no mesmo tom do secretário, valorizando o serviço e o apoio à população. “A vitória diária não estará nas prisões, apreensões ou nas autuações que lavramos. Um sorriso após um atendimento no parque compensa todos os riscos”, falou.

“Fazemos parte agora desta instituição respeitada pelo profissionalismo e dedicação dos seus membros. Temos orgulho em dizer que somos ‘sangue azul’”, completou Pinheiro Junior, em alusão à cor do uniforme da Guarda Municipal.

A última fase da preparação dos novos guardas municipais foi o efetivo princípio da atividade de patrulhamento nas ruas, desenvolvida em pontos da região central, como praças Carlos Gomes, Zacarias e Osório, além da Rua XV de Novembro e do Largo da Ordem.

Além dos 60 guardas de Curitiba, também se formaram nesta quarta-feira (26/9) 14 profissionais da corporação de Araucária, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Mauá da Serra e Quatro Barras, região metropolitana. A certificação do curso se deu em conjunto com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), cujo presidente, Alexandre Jarschel de Oliveira, prestigiou a solenidade.

Também participaram da formatura o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel; a comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha; o superintendente da Secretaria da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Junior; o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o secretário de Segurança Pública de Araucária,  José Roberto Fortes Couceiro; o secretário de Ordem Pública de Quatro Barras, Marcos Pereira; secretário da Defesa Social de Mandirituba, Fransueile Claudino; e a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Vem mais por aí

Está em andamento a convocação de 171 candidatos que foram aprovados em concurso público para vagas de guardas municipais na Prefeitura de Curitiba. Deles, 101 já estão na segunda etapa do chamamento, que prevê a realização dos exames médicos admissionais e a entrega da documentação.

Outros 70, chamados neste mês, estão na fase de investigação de conduta. Todos devem ser nomeados em março de 2019.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS