14.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Aprenda a construir um robô no Vale do Pinhão

Uma das palestras mais aguardadas no Engenho da Inovação, núcleo do Vale do Pinhão, no Rebouças, será nesta quarta-feira (4/10) às 16h. O tema é Cultura Maker – Faça Você Mesmo, mas com foco em robótica, automação e códigos de programação de forma simples, com sistemas e equipamentos baratos, que podem ser configurados em casa até pelos leigos.

Os especialistas Marcos Koslinski e Tiago Freire irão explicar o sistema Arduíno e linguagens de programação para desenvolvimento de aplicativos integrados aos projetos. O Arduíno foi criado em 2005 na Itália com o objetivo de elaborar um sistema de placa única, de fácil montagem e configuração e hoje é uma das plataformas mais difundidas no mundo. “Vamos apresentar desde os ensinamentos básicos de Arduíno e programação, até soluções para a indústria 4.0 e desenvolvimento de aplicativos de apoio integrados com os códigos de programação do Facebook”, explica Marcos.

A popularização do sistema Arduíno fez com que o valor dos equipamentos caísse drasticamente nos últimos anos, sendo possível montar um pequeno robô com diversas funções por menos de R$ 100,00. Além disso, estão disponíveis diversos sensores, placas de conexão, adaptadores, cabos, luzes, garras, rodas, braços e outras peças que podem ser incorporadas aos projetos. A configuração das funções que o robô, ou outra solução, vai desenvolver também segue uma lógica simplificada, o que facilita o desenvolvimento de projetos e aplicativos.

O evento é promovido pelo Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação com o apoio da Prefeitura, Hidrobytes e Fundação Cultural de Curitiba.

 

Serviço: palestra sobre Cultura Maker – Faça Você Mesmo

Data: quarta-feira (4/10), às 16h

Local: Engenho da Inovação (Rua Engenheiros Rebouças, 1732, 2º andar)

Ingressos: um quilo de alimento não perecível (exceto sal), inscrições AQUI

O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do Vale do Pinhão https://www.facebook.com/valedopinhaoprefeitura/

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS