Artrose – Parte 1

A Artrose é o desgaste da cartilagem, que leva a uma degeneração da articulação. Ela atinge em torno de 10 milhões de brasileiros.

A artrose normalmente aparece na fase adulta, em idade mais avançada, mas pode aparecer mais cedo, no caso da pessoa sofrer muitos impactos, treinar muito, como um ginasta, um atleta, ou até mesmo em uma pessoa que utiliza o seu corpo em atividades profissionais muito desgastantes.

Os traumas físicos sofridos levam a processos inflamatórios, que num futuro podem se transformar em artroses.

A Artrose pode aparecer em várias partes do corpo, sendo mais comum na coluna, joelhos e no quadril.

SINTOMAS DA ARTROSE

A Artrose dá dor, quando possui o componente inflamatório associado, além da sensação de desconforto  na região.

A Dor é local e pode ser sentida na palpação, quando você aperta a região, e também nos movimentos da articulação afetada.

No caso de Artrose da Coluna, se ela apresentar muitos osteófitos, que são os popularmente conhecidos “Bicos de Papagaio”, dependendo do tamanho deles, eles podem comprimir nervos da coluna, o que também leva a dores.

Os pacientes relatam uma dor que surge em praticamente todos os movimentos daquela articulação, podendo levar a diminuição da amplitude articular e da força muscular, como por exemplo na artrose de joelho, a pessoa vai tendo dificuldade de caminhar, subir e descer escadas e até mesmo de estender e dobrar o seu joelho. O joelho vai ficando inchado, com edema, e pode apresentar aumento de temperatura, todos sinais de processo inflamatório local, isso vai ocorrendo de forma gradativa, começando inicialmente com uma dor esporádica, que se não tratada, vai evoluindo.

CAUSAS DA ARTROSE

1ª – Obesidade – A sobrecarga de peso afeta as articulações, principalmente  da  coluna e dos joelhos.

2º – Pegar muito peso  na academia, carregar muito peso, vai sobrecarregando gradativamente as articulações.

3º – Hereditariedade – Se sues pais, avós, tinham muita artrose, você tem uma tendência maior de desenvolver.

4º – Retirada de menisco dos joelhos – predispõe ao aparecimento de artrose nos joelhos.

5º – Má postura –  Sobrecarrega as articulações, aumentando gradativamente o desgaste articular, bem como o esporte feito de maneira errada ou excessiva.

6º – Músculos encurtados – levam  a uma aproximação óssea, o que gradativamente contribui para um maior desgaste das articulações.

No próximo artigo falarei sobre as formas de se prevenir a artrose e os tratamentos existentes.

Especialista em Coluna Vertebral, Traumato Ortopedia Funcional, RPG e Terapia Crânio Sacral. Pós-graduada na Inglaterra. Atende na FISIOCENTER. Av. Silva Jardim, 266 – Rebouças