Artrose – Parte 2

Na edição passada, descrevi sobre o que era a artrose, só para relembrar, a artrose é a degeneração da cartilagem, que evolui para o desgaste da articulação.

Os locais mais comuns de aparecer a artrose são: a coluna, joelhos e quadris.

Entre suas causas estão a obesidade, atividades repetitivas, exercícios feitos de maneira incorreta, micro traumas, retirada do menisco dos joelhos (propicia o aparecimento da artrose em joelhos) e a hereditariedade.

Prevenção da Artrose
• Um dos fatores para se tentar prevenir a artrose, ou pelo menos, retardar seu aparecimento, é perder alguns quilos, quando estiver a cima do peso, pois o excesso de peso sobrecarrega as articulações.
• Fazer exercícios da maneira correta, os exercícios e o esporte se feitos de maneira errada podem levar a processos inflamatórios e a artrose.
• Evitar retirar os meniscos dos joelhos.
• Procurar ter uma musculatura alongada, pois os encurtamentos musculares também podem levar a artrose. Nos encurtamentos musculares os ossos se aproximam mais, e se desgastam mais também.
• Fazer exercícios de fortalecimento adequados, bem orientados, pois vai se tendo perda de massa muscular com a idade.
• Procurar ter uma atividade física regular, até caminhada três vezes por semana já ajuda.

Tratamento para Artrose
A melhor solução é a prevenção, mas quando a artrose já está instalada e é dolorida, precisamos procurar tratar o processo inflamatório que leva a dor.

O tratamento é fisioterapia, com bons profissionais, a fisioterapia possui técnicas anti-inflamatórias e analgésicas, que são aplicadas no local da dor e da inflamação, reduzindo e eliminando esse quadro de inflamação e dor.

Um dos tratamentos de fisioterapia mais utilizados, é a RPG (Reeducação Postural Global), método original Souchard, é uma técnica que foi desenvolvida na França, que trata o corpo por inteiro, realizando alongamentos adequados e fortalecimento. A RPG faz micro alongamentos gradativos, o que aumenta os espaços interarticulares e intervertebrais. Para se trabalhar com RPG, o profissional precisa ser formado no método.

A RPG é bem diferente da fisioterapia convencional, o tratamento é feito de maneira individual, numa mesa especial, que é a mesa de RPG, onde se é possível trabalhar todos os músculos do corpo do paciente, além de reduzir a dor, melhora bastante o tônus muscular, deixando o individuo mais flexível e com melhor equilíbrio e força, tudo de maneira gradativa e suave.

Para maiores informações favor entre em contato, que teremos prazer em tirar suas dúvidas.

Aproveito o momento, que é a última edição desse ano, para desejar a todos os leitores um FELIZ NATAL E UM ANO DE 2019 COM MUITA PAZ E HARMONIA.