26 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Atletas e paratletas curitibanos convidam população a doar sangue

Atletas e paratletas beneficiários da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte participaram, nesta quarta-feira (01) do lançamento da Campanha Doe Sangue pelo Esporte 2016, promovida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. A campanha é uma iniciativa de contrapartida social dos atletas incentivados pela Prefeitura, mas a participação é aberta à toda a população.

Até 30 de junho, a campanha pretende levar o maior número possível de pessoas aos bancos de sangue e chamar a atenção para a importância da doação de sangue e medula óssea.

Participaram do lançamento atletas do vôlei, futebol americano (Brown Spiders), ciclismo e badminton. Estiveram presentes também alguns destaques do paradesporto, entre eles, Claudiomiro Segatto, mesatenista curitibano já classificado para a Paraolimpíada do Rio de Janeiro. “Doar sangue é uma coisa muito simples e pode salvar vidas. Eu tive câncer e minha vida foi salva graças aos doadores. Hoje eu não posso doar, mas me disponho a mobilizar as pessoas para colaborarem com a campanha”, disse.

Segundo o médico Roberto Hotschbach, diretor do Hemepar, os bancos de sangue dependem dos doadores voluntários para atender a demanda diária do material. “Campanhas como esta são fundamentais, pois ajudam a conscientizar as pessoas para a importância da doação. Felizmente, Curitiba é uma cidade solidária e responde imediatamente aos chamamentos por doação”, disse.

Técnico de paraciclismo, Edson Ferreira, o Nescau, diz que costuma doar sangue ao menos uma vez por ano. “Às vezes as pessoas não doam por desconhecimento. É rápido, fácil, indolor e salva vidas”, declara.

Além do Hemepar, participam os seguintes bancos de sangue: Hospital Nossa Senhora das Graças/Instituto Pasquini, Biobanco do HC/UFPR, Santa Casa de Curitiba, e Hospital Erasto Gaetner.

A campanha conta com a apoio dos três grandes clubes de futebol da cidade, Coritiba, Atlético e Paraná Clube. Os doadores concorrerão a uma camisa autografada por jogadores dos três times.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS