24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Audiência pública municipal

O Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos (Conresol) promove uma audiência pública para discussão do Plano de Gerenciamento do Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos, nesta quinta-feira (26/7), às 19h30, no Salão de Atos do Parque Barigui (Alameda Ecológica Burle Marx, s/n° – Parque Barigui).

documento está disponível para consulta e pode ser acessado na página do Conresol, dentro do site da Prefeitura de Curitiba. Comentários e sugestões devem ser encaminhados por escrito e endereçados ao Consórcio Intermunicipal (Avenida Manoel Ribas, 2.727, Bloco G) ou para o e-mail consórcio@smma.curitiba.pr.gov.br.

Após a apresentação da minuta do plano, que estabelece ações do consórcio pelos próximos 20 anos, haverá espaço para considerações, dúvidas e sugestões, que serão analisadas para a versão final do documento.

Sobre o plano

O Plano de Gerenciamento do Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos tem como objetivo priorizar e otimizar a separação de materiais recicláveis para minimizar a geração de resíduos na fonte, controlar e reduzir os riscos ao meio ambiente. Além disso, busca assegurar o correto manuseio, aproveitamento, tratamento e destinação final dos resíduos.

O documento também busca otimizar o transporte secundário do resíduos sólidos urbanos, definindo atividades de triagem e transbordo como elementos do sistema.

Para isso, prevê ações como a valorização do resíduo, possibilitando o aproveitamento dos componentes; o aproveitamento dos materiais presentes nos resíduos domiciliares em processos como reciclagem, produção de composto orgânico, utilização como insumos energéticos; agregação de valor econômico nos produtos resultantes dos processos de aproveitamento, de forma a reduzir os custos do tratamento e disposição final de resíduos; e a não geração de passivos ambientais.

Conresol

O consórcio é formado por 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Abrange uma área de mais de nove mil quilômetros quadrados, com três mil habitantes.

Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Quatro Barras, Quitandinha, Piên, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

 


 

Serviço: audiência pública do Plano de Gerenciamento do Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos
Data: quinta-feira (26/7)
Horário: 19h30
Local: Salão de Atos do Parque Barigui – Alameda Ecológica Burle Marx, s/n° – Parque Barigui

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS