14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Botânico ganha nova coleção vegetal e Curitiba quatro novas reservas naturais

Nesta quinta-feira (21/9), Dia da Árvore, serão plantadas as araucárias da nova coleção vegetal do Jardim Botânico. São exemplares de cinco das 18 espécies de Araucárias do Mundo – Araucaria heterophylla, Araucaria columnaris, Araucaria bidwillii, Araucaria araucana, e a mais conhecida por aqui, a Araucaria angustifolia.

Araucárias do Mundo será a sétima coleção vegetal do Jardim Botânico. Os visitantes já têm acesso à Floresta Atlântica, Palmeiras Brasileiras, Floresta Estacional, Arbustos dos Campos do Paraná, Exóticas e Ameaçadas de Extinção.

O novo grupo de plantas é resultado do trabalho da Comissão Especial Permanente para pesquisa, implantação e manutenção das coleções vivas do Jardim Botânico.

RPPNMs

Na ocasião haverá também a assinatura dos termos de criação de quatro novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Município (RPPNM). São duas propriedades na Barreirinha, uma no Abranches e uma em Santa Felicidade. A cidade tem 16 reservas estabelecidas, somando 147 mil metros quadrados. Com as novas, a área vai chegar a cerca de 260 mil metros quadrados.

A RPPN é uma categoria de Unidade de Conservação privada, com objetivo de conservar a diversidade biológica. Curitiba foi pioneira ao incluir a criação delas em sua legislação municipal.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS