13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Brasileiros podem concorrer a vaga de doutorado nos Estados Unidos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Yale, nos Estados Unidos, firmaram parceria para selecionar estudantes brasileiros interessados em fazer parte do Programa Combinado de Ciências Biológicas e Biomédicas da Yale (BBS). Os melhores graduados nas instituições de ensino brasileiras serão recrutados e receberão bolsas de estudo.

As inscrições ocorrem em duas fases, com prazos distintos. Inicialmente, o candidato terá até 31 de agosto para submeter sua proposta na página da Capes. O resultado desta etapa está previsto para ser divulgado em 10 de outubro. A partir daí, os aprovados deverão se inscrever em Yale por um formulário online da universidade americana, de 24 de outubro a 10 de novembro. O resultado final será divulgado até fevereiro de 2019 e as atividades em Yale iniciam a partir de agosto do mesmo ano. 

O projeto de pós-graduação é interdisciplinar, com variadas áreas de estudo. São elas: Bioquímica, biologia quantitativa, biofísica e biologia estrutural; Biologia computacional e bioinformática; Imunologia; Microbiologia; Biologia, genética e desenvolvimento de células moleculares; Medicina Molecular, Farmacologia e Fisiologia; Neurociência e Biologia Molecular Vegetal.  

A rotina 

O programa tem duração de até seis anos e, em seu primeiro ano em Yale, os alunos vão estudar de duas a três matérias por semestre e completarão duas a quatro rotações de laboratório. Na sequência, um orientador de tese será selecionado no laboratório em que a pesquisa de doutorado será conduzida. 

Clique aqui para acessar o Edital. 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS