14.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Calculadora de serviços financeiros do Banco Central tem novas funções

A Calculadora do Cidadão, aplicativo do Banco do Brasil para assuntos financeiros, está com nova identidade visual e ganhou novas funcionalidades. A nova versão, lançada nesta sexta-feira (16) em São Paulo (SP) , possui um método simplificado de calcular retornos de aplicações em CDI. Além disso, todas as mudanças de usabilidade foram implementadas seguindo sugestões dos usuários.

Uma das novidades é a simplificação do cálculo dos rendimentos de aplicações em Certificados de Depósito Interbancário (CDI). Conforme explica Marcelo Aragão, do Departamento de Tecnologia da Informação do BC, “antes, para estimar correção de valores pelo CDI, o cálculo considerando desconto sobre a taxa precisava ser feito a parte, fora da calculadora. Agora, na nova versão, quando o usuário escolhe a opção ‘Aplicação em CDI’ o aplicativo oferece automaticamente a possibilidade de incluir a percentagem, o que torna a ferramenta muito mais prática”, explica.

A inclusão da funcionalidade que permite projetar mais rapidamente o retorno de investimentos em CDI foi uma sugestão do Departamento de Política Econômica do BC, mas grande parte das mudanças implementadas na nova versão da Calculadora do Cidadão foram sugeridas por usuários da ferramenta, por meio do sistema de Registro de Demandas do Cidadão (RDR) e pela internet.

São exemplos disso o novo visual do aplicativo, mais ágil e intuitivo, e a possibilidade de compartilhar as transações realizadas por meio de redes sociais – tais como Facebook, Snapchat e Whatsapp. Leandro Bastos, do Departamento de Educação Financeira, explica que o desenvolvimento das novidades foi feito com base nos princípios de design de serviços, focados nas reais necessidades dos usuários e na eficiência da organização.

Perfil do usuário

A chefe do Departamento de Educação Financeira, Elvira Cruvinel, ressalta que conhecer melhor os hábitos dos usuários é um dos objetivos da nova versão da Calculadora do Cidadão. “A ferramenta existe desde 1999 na página do Banco Central e, desde 2012, como app para celulares e tablets. Mas nós não conhecemos direito esse público. Não sabemos quais são as funcionalidades mais usadas, por exemplo.”

A nova versão vai registrar dados sobre as funcionalidades mais acessadas, a localização geográfica, a idade e o sexo dos usuários, além de incluir uma pesquisa de satisfação, para que o usuário possa registrar queixas e sugestões diretamente no aplicativo, sem precisar acessar os canais de atendimento do público do BC. “Nós não vamos gravar dados sigilosos, nem sobre os cálculos realizados, mas cada vez que uma função for ativada esse acesso será registrado”, explica Marcelo Aragão.

Para quem já possui o aplicativo, a atualização para a nova versão será feita automaticamente. Já novos usuários podem adquirir gratuitamente a Calculadora do Cidadão – que possui versões para aparelhos com sistema operacional iOS, Android e Windows Mobile.

Mais prática

Há ainda uma grande mudança na nova versão do aplicativo que não será percebida pelos usuários. Antes, os desenvolvedores do Departamento de Tecnologia da Informação do BC trabalhavam em três plataformas distintas, uma para iOS, outra para dispositivos Android e ainda uma terceira para Windows Mobile. “Na prática, nós elaborávamos três aplicativos diferentes, um para cada sistema operacional”, explica Marcos Machado, do Departamento de Tecnologia da Informação do BC.

A nova versão da Calculadora já foi feita de forma unificada, isto é, há apenas um código, que funciona para os três sistemas operacionais utilizados no País. “Essa é uma mudança que o usuário não vai perceber, mas que se traduz em maior agilidade caso tenhamos que corrigir alguma falha ou implementar novas funcionalidades. Caso tenha que mudar algo, faremos apenas uma vez e será possível usar nas três plataformas. Nosso custo de desenvolvimento caiu”, finaliza Marcos.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS