14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Censo da Educação Superior 2016 começa nesta quarta-feira (1º)

As instituições brasileiras de ensino superior, públicas e privadas, deverão, a partir desta quarta-feira (1º), preencher as informações do Censo da Educação Superior 2016. O sistema eletrônico de coleta de dados, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já está disponível.

Os dados serão consolidados no Censo da Educação Superior (Censup) e as informações prestadas pela Instituição de Ensino Superior (IES) passam a figurar como estatística oficial, não sendo possível realizar qualquer alteração nos dados.

O preenchimento dos dados é de responsabilidade do Pesquisador Institucional (PI), representante oficial da IES junto ao Inep. Ele é responsável por responder aos questionários eletrônicos do sistema Censup, verificar e corrigir possíveis inconsistências e responder qualquer questionamento.

Censup

O Censo é pré-requisito para a participação das instituição em programas do Ministério da Educação, como o Prouni, o Fies, e as bolsas da Capes. Ele também subsidia a avaliação, o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da Educação Superior.

Os dados do Censo também compõem o Indicador Aluno Equivalente – Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.

Acesse o sistema Censup 2016

Confira orientações para o preenchimento das informações.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS