23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

COI: ‘gostosa’ e ‘bundão’ são palavras essenciais para quem viaja ao Rio

Quem visitar a exposição no Museu Olímpico de Lausanne terá a oportunidade de conhecer entre outras coisas o “carioquês”, assim como praticá-lo, tentando imitar o sotaque carioca, escreve o Estadão.

A tela eletrônica, que faz parte da exposição dedicada ao maior evento esportivo do mundo a ocorrer em agosto próximo no Rio, traz em torno de dez palavras, que, ao que parece, são consideradas pelos organizadores da mostra essenciais para quem viajar a capital carioca. Entre estas, estão as palavras “Copacabana”, “Botafogo”, e “muvuca”, mas ainda “gostosa” e “bundão”, revelaram jornalistas brasileiros da ediçaõ paulista Estadão. As palavras, que aparecem na tela do aparelho, trazem a explicação em francês do significado da palavra.

“Literalmente, bunda grande”, explica o professor digital de carioquês.

Qualquer visitante da exposição pode aproveitar ainda a oportunidade para praticar o sotaque do Rio, usando microfone, e a máquina avalia se pronuncia o termo apreendido corretamente.

Procurado por jornalistas, o serviço da Comunicação do COI não respondeu sobre o motivo da inclusão dos termos, assim como sobre a autoria da iniciativa. Já a gerente de Relações Públicas do Museu admitiu que não sabia o significado nem a conotação das palavras.

A exposição, que tem o nome Destination Rio, foi aberta em fevereiro e funcionará até setembro. Além deste objeto de arte estranho, a mostra criada num dos edifícios mais visitados da Suíça, apresenta aos estrangeiros o país-sede dos Jogos Olímpicos, com música, arte e culturas regionais.

O Ministério do Turismo brasileiro está realizando desde o ano passado uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, focada nos turistas que viajarão ao Rio. Na semana passada o Vaticano lançou uma iniciativa similar, alertando turistas que irão para a Olimpíada para que não paguem por serviços sexuais de meninas, que podem estar envolvidas no tráfico.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS