Com 730 mil peças, Campanha do Agasalho 2017 teve recorde de arrecadação

A Campanha do Agasalho da Prefeitura bateu recorde de arrecadação neste ano. De 16 de maio, quando foi lançada, a 31 de agosto, a ação recebeu 730 mil peças de roupas, calçados e cobertores que foram distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente àquelas que vivem nas ruas. Até este ano, a campanha tinha registrado a maior arrecadação em 2012, com 516 mil peças.     

“Esse recorde é resultado da solidariedade do povo curitibano que se engajou à nossa campanha doando agasalhos e calçados e garantindo que milhares de pessoas tivessem como se proteger do frio intenso”, disse a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni, coordenadora da campanha.

As doações foram feitas pela população em 792 pontos de coleta espalhados pela cidade e também pessoalmente no Disque Solidariedade, serviço da Prefeitura que faz o recolhimento e o repasse de doações a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Milhares de peças foram doadas também por empresas e igrejas, evangélicas e católicas, que atenderam ao chamamento da Prefeitura e fizeram campanhas internas para ajudar na arrecadação. Ao todo 329 empresas participaram da campanha.

Entre as peças arrecadadas, 5.055 foram cobertores doados principalmente pela iniciativa privada, órgãos municipais e também pelos servidores da FAS que foram convidados a participar da ação solidária. Os cobertores foram usados para aquecer as pessoas em situação de rua atendidas pela FAS nas Casas da Acolhida do Bairro Novo e do Rebouças, abertas pelo prefeito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, durante a Ação Inverno – Curitiba que Acolhe.

Agasalhos e calçados foram distribuídos às pessoas em situação de rua, recebidas nas unidades de acolhimento, e também a pessoas atendidas nos demais equipamentos da assistência social do município. Famílias atingidas pelos alagamentos ocorridos em junho, durante uma forte chuva que caiu na cidade, também receberam agasalhos e calçados, além de cestas básicas.

Do total de peças arrecadadas, 474 mil foram distribuídas. A Prefeitura estuda o lançamento de um novo projeto para fazer a entrega das roupas que ainda restam e chegam ao Disque Solidariedade.

Campanha publicitária

Para divulgar a campanha e incentivar as pessoas a doar, a Prefeitura lançou uma campanha publicitária, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Comunicação.

A campanha trouxe três peças publicitárias com os slogans “Doe suas roupas, o frio passa, o amor fica”, “Cada roupa doada tem o tamanho certo: o do seu coração”, e “Seu coração é P, M ou G”.

As peças foram divulgadas no mobiliário urbano – equipamentos instalados nos pontos de ônibus da cidade – e nos canais eletrônicos da Prefeitura de Curitiba, como mídias sociais e nos monitores de vídeo instalados em ônibus e terminais do transporte coletivo da cidade.