23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Com 83 medalhas, Paraná é 2.º lugar nos Jogos da Juventude

O esporte escolar paranaense foi um dos protagonistas da edição 2018 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), o principal evento de esporte educacional do Brasil. O Paraná foi segundo colocado no quadro-geral de medalhas da competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Formada por 260 alunos-atletas e 32 técnicos, que representaram 119 instituições de ensino, provenientes de 40 cidades e 25 Núcleos Regionais de Educação de todo o estado, a delegação ficou atrás apenas de São Paulo.

As disputas aconteceram entre os dias 12 e 26 de novembro, em Natal (RN), e pela primeira vez as categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 competiram simultaneamente no mesmo evento. O quadro-geral, portanto, é referente à soma das medalhas em ambas as faixas-etárias.

[themoneytizer id=”21651-2″]

Das 83 medalhas paranaenses, 21 vieram do Atletismo, modalidade que teve direito a sete ouros, incluindo dobradinhas e quebra de recorde. Um dos maiores feitos dos JEJs foi alcançado por Matheus Aparecido de Barros, aluno do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, de Paranavaí, que não apenas venceu no Lançamento de Disco, como estabeleceu novo recorde na prova, com um lançamento de 60,49 metros. A nova marca na categoria para alunos-atletas de 12 a 14 anos foi ainda maior que o recorde da categoria 15 a 17 anos, a qual pertence a outro paranaense: Vitor Gabriel Motim, com 59,49m.

Também de Paranavaí, a aluna do Colégio Intentus, Ana Clara Venancio Balbueno dos Santos, já havia conquistado a prata no Lançamento de Disco, mas teve seu grande momento nos JEJs ao vencer a prova do Arremesso de Peso. Ela fez dobradinha paranaense com Giovanna Nogueira Vespero, do Colégio Ética, de Londrina, que levou a prata.

Nas provas de pista, destaque para o atleta Pedro Luiz Tombolin de Souza, aluno do Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio. Integrante da delegação brasileira que competiu nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, Pedro confirmou o favoritismo na prova dos 800 metros rasos para atletas de 15 a 17 anos, a qual venceu com o tempo de 2min16s88. Além do ouro nos 800m, Pedro ainda conquistou a medalha de bronze nos 400 metros rasos, com o tempo de 49min25s.

Outro número expressivo de medalhas foi alcançado na Natação, modalidade que por 21 vezes viu a bandeira paranaense no pódio. Destaques para Gustavo Francisco Saldo, Eduarda Gessi Gobbo e Melissa Alves Gulmini, respectivamente de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, com três medalhas cada. Uma das caçulas de toda a delegação, com 12 anos completados em agosto, Melissa foi a grande revelação dos JEJs, conquistando o ouro nos 50 e 100 metros peito, além do bronze no revezamento 4×50 metros medley.

Os alunos paranaenses dominaram também as provas de Ciclismo, conquistando 10, das 12 medalhas em disputa. Destaque para Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, de Arapongas, conquistando o ouro nas três provas que disputou. Feito similar foi estabelecido por Kauane Zanettin Paes, aluna da Escola Sagrada Família, de Cascavel, com três ouros, e uma prata na Ginástica Rítmica, modalidade em que o Paraná trouxe 10 medalhas.

A tradição paranaense nas raquetes também foi colocada à prova em Natal. No Tênis de Mesa, Joon Shim, aluno do Colégio Ateneu, de Londrina, liderou a equipe do estado na modalidade, trazendo mais duas medalhas de ouro para sua coleção. Este é o terceiro ano seguido que Joon vence todas as partidas na prova individual. Já no Badminton, o destaque foi Willian Guimarães, aluno do Colégio Estadual Dario Vellozo, de Toledo, responsável por três das seis medalhas paranaenses na modalidade em Natal.

Completando as modalidades individuais, o Judô teve nove medalhas, incluindo 2 ouros, conquistados pelos curitibanos Davi Leonardo Silva Lemanczuk, do Colégio Stella Maris, na categoria Super-Ligeiro e Laura Soken, do Colégio Bom Jesus Nsa. Sra. de Lourdes, na categoria Ligeiro, ambos nas competições para atletas de 15 a 17 anos.

MODALIDADES COLETIVAS – O Vôlei de Praia, disputado apenas entre atletas de 15 a 17 anos, teve como protagonista uma dupla de Maringá, na competição masculina: Gabriel Zuliani e Lucas Coelho Sampaio, alunos do Colégio Dom Bosco, foram os responsáveis pela primeira medalha de ouro paranaense em Natal. Destaque para Lucas, que se despediu dos Jogos Escolares da Juventude com a terceira medalha conquista na competição.

Se o Vôlei de Praia abriu a contagem das medalhas douradas paranaenses, o Handebol Masculino finalizou em grande estilo a campanha dos alunos-atletas do Estado, com a 30ª de ouro. Os donos da conquista também são do norte do Paraná, do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, de Londrina. Eles venceram os quatro jogos disputados na competição, entre alunos de 15 a 17 anos.

Destaque também para as medalhas de prata alcançadas no Basquetebol e Futsal Feminino, respectivamente pelas equipes do Colégio COC/ Semeador, de Foz do Iguaçu, e do Colégio Estadual Attílio Fontana, de Toledo.

Outra equipe que brilhou em Natal foi o Handebol Feminino do Colégio Estadual Humberto de Campos, de Santo Antônio do Sudoeste, bicampeãs dos Jogos Escolares do Paraná, que encerraram sua segunda participação nos JEJs com medalha de bronze, na categoria para alunas de 12 a 14 anos.

TALENTO OLÍMPICO – Das 83 medalhas conquistadas pelos paranaenses, 39 foram de alunos-atletas bolsistas do Talento Olímpico do Paraná. O TOP 2020 é o maior programa em seus moldes entre todos os estados do país, com 1.600 bolsistas beneficiados anualmente em categorias da formação ao alto rendimento. O patrocínio exclusivo do projeto é da Copel.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS