25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Com cores e luzes, Curitiba sedia maior edição dos Jogos Escolares da Juventude

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, abriu nesta terça-feira (12/9) os Jogos Escolares da Juventude 2017, etapa de 12 a 14 anos. A cerimônia foi no ginásio do Círculo Militar e contou com a presença de aproximadamente dois mil atletas que vão participar das competições, que acontecem até 21 de setembro.

“Dou as boas-vindas para todos esses jovens atletas, que vieram realizar o sonho de competir, representar seus estados e fazer, nesses dez dias, Curitiba se tornar a capital brasileira do esporte”, disse Rafael Greca.

A festa de abertura foi repleta de cores, luzes, apresentações e desfile das delegações, que culminaram com o revezamento da tocha olímpica pelos atletas Tiago Camilo (judô); Aline Silva (luta olímpica); Jéssica Maier (ginástica rítmica); Gideoni Monteiro (ciclismo); Lígia Silva (tênis de mesa); Fabiana Murer (salto com vara); Etiene Medeiros (natação); e o curitibano Emanuel Rego (vôlei de praia), que teve a honra de acender a Pira dos Jogos Escolares.

“Fico muito feliz de ver Curitiba novamente receber grandes eventos esportivos. Esta é a maior edição dos Jogos Escolares da história, com número recorde de inscrições, e tenho certeza que os participantes irão aproveitar cada instante, crescendo tanto como atletas quanto cidadãos”, destacou Emanuel.

Também participaram da abertura o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento e medalhista olímpico no judô Rogério Sampaio; o diretor geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; e a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila.

Jogos Escolares

Maior competição esportiva estudantil da América do Sul, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná.

A etapa 12 a 14 anos estabeleceu novo recorde de participação e contará com 4.043 atletas de 26 estados, além de delegações de Curitiba e do Distrito Federal. São jovens revelações de 1.401 escolas públicas e privadas de 475 municípios brasileiros, bem como 523 técnicos, 166 dirigentes, 412 árbitros e 500 integrantes da organização e voluntários.

Esta é a segunda vez que a capital paranaense recebe o evento, sendo que a primeira aconteceu em 2011, com a etapa para atletas de 15 a 17 anos. “Sediar os Jogos da Juventude mostra o comprometimento da Prefeitura em atrair grandes eventos, reconhecendo o esporte como uma ferramenta de desenvolvimento social e profissional que aquece a economia local”, destacou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

As competições trarão aproximadamente R$ 7 milhões em investimentos para o município por meio de serviços, hospedagens, transporte e alimentação. “É nossa estratégia promover eventos dessa magnitude que, além de incentivar a prática esportiva, também geram emprego e renda para os curitibanos”, destacou Greca.

Cronograma

De13 a 15 de setembro serão realizadas as competições individuais de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. De 17 a 22 de setembro acontecem as modalidades coletivas, com competições de basquete, futsal, handebol e vôlei.

A tabela completa dos Jogos Escolares da Juventude pode ser conferida no link https://www.cob.org.br/pt/jogos-escolares/12-a-14-anos/boletins-programaco-e-resultados.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS