Como Prevenir a Trombose

Primeiramente, é preciso entender que a Trombose Venosa Profunda (TVP), conhecida popularmente apenas por trombose, ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias profundas, geralmente das coxas e pernas, determinando a obstrução parcial ou total do fluxo na veia afetada.

Quando o coágulo se forma dentro da veia, ocorre um bloqueio da circulação e o sangue não consegue retornar para o coração. Isto causa inchaço e dor na perna, e dependendo do caso pode se tornar extremamente perigosa, pois os coágulos podem chegar até outros órgãos se deslocando pela corrente sanguínea, causando outras doenças como a embolia pulmonar.

Períodos prolongados de imobilidade são fatores de risco para o desenvolvimento da trombose, por isso, para prevenir a doença é recomendado fazer caminhadas regularmente, já que essa atividade auxilia no fluxo do sangue, e evitar alguns vilões formadores de coágulos: cigarro, sedentarismo, anticoncepcional e sobrepeso.

Além disso devemos ter alguns cuidados em viagens longas de avião, e até mesmo de carro, pois ficar muito tempo sentado, sem se locomover prejudica a circulação das pernas.

[themoneytizer id=21651-2]

 

As seguintes medidas podem ajudar a prevenir a trombose venosa profunda:
– Levantar-se e andar no corredor do avião a cada duas horas. Em viagens longas de carro ou ônibus, também procure caminhar, fazendo paradas e saindo do veiculo.
– Use roupas largas e confortáveis.
– Peça para sentar-se onde há mais espaço para mover as pernas.
– Exercite-se movimentando os pés, rode a ponta dos pés, fazendo círculos com os tornozelos; procure levantar-se e ficar ora na ponta dos pés, ora sob os calcanhares
– Evite o consumo de álcool.
– Evite tomar medicamentos para dormir, que podem impedir que você se levante e ande durante a viagem.
– Procure manter o peso, pois o excesso de peso e o acúmulo de gorduras exercem pressão sobre as veias, dificultando a passagem do sangue, principalmente nos vasos dos membros inferiores.
– Pratique exercícios físicos e caminhadas regularmente
– Pessoas acamadas necessitam de auxilio para prevenção.

A Fisioterapia é de grande auxílio para prevenir a trombose, em indivíduos que permanecem muito tempo deitados. O tratamento é realizado através de cinesioterapia ativo assistida e passiva, principalmente das pernas e pés, e da realização da drenagem venosa dos membros inferiores.

Aproveito esse momento, na primeira edição do ano e desejo um Feliz Ano Novo à todos os meus eleitores, um 2018 de mais paz, tranquilidade, que Deus ilumine nosso povo e que cada um consiga fazer o seu mundo um pouco melhor para si e para o próximo.

Especialista em Coluna Vertebral, Traumato Ortopedia Funcional, RPG e Terapia Crânio Sacral. Pós-graduada na Inglaterra. Atende na FISIOCENTER. Av. Silva Jardim, 266 – Rebouças