24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Concertos sociais da Camerata têm programação gratuita

Coro da Camerata Antiqua de Curitiba tem  apresentações gratuitas em hospitais e igreja, nesta quinta-feira (26). A programação faz parte de projetos sociais do grupo que pretende levar a música erudita àqueles que não têm acesso. A agenda começa às 10h30, no Hospital Pequeno Príncipe, com um repertório focado em obras infantis. No período noturno, às 20h, o concerto acontece na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do Sitio Cercado. 

O repertório desses concertos também reflete a característica e a proposta musical dos projetos sendo um apanhado histórico das grandes obras clássicas de compositores estrangeiros e brasileiros, representativos em sua época, como: Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel, Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Gomes, Mozart Camargo Guarnieri e Edmundo Villani-Côrtes. A regência fica a cargo da maestrina Mara Campos.

Os Projetos ‘Música pela Vida’, realizado em hospitais e ‘Concerto nas Igrejas’ contam com uma programação anual, difundindo a música erudita na cidade. “Quando ficamos restritos à sala de concerto deixamos de atender uma importante parcela da sociedade”, destaca Marino Galvão Jr, presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, órgão responsável pela administração do grupo.

Nessas ocasiões, a Camerata realiza concertos didáticos com o objetivo de promover o bem-estar físico, mental e espiritual do público em geral e dos pacientes, favorecendo também os familiares e amigos que os acompanham, além dos funcionários e do corpo clínico. “Tudo isso representa um avanço significativo no diálogo com a sociedade. Os concertos sociais são uma forma de a Camerata responder essas necessidades, levando cultura às igrejas, hospitais e periferias”, conclui Galvão.

Camerata Antiqua de Curitiba

Considerada um dos símbolos musicais da cidade, a Camerata Antiqua de Curitiba foi criada em 1974, pelo maestro Roberto de Regina – hoje seu maestro emérito – e a cravista Ingrid Seraphim. A proposta inicial de execução exclusiva de música barroca e renascentista foi enriquecida com o acréscimo de um repertório de compositores contemporâneos nacionais e estrangeiros, abrindo novas vertentes musicais.

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC e administrada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC, a Camerata Antiqua possui uma trajetória de conquistas e sucessos que se explica pelo empenho de seus integrantes no contínuo aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas musicais, levando o grupo a se destacar nacionalmente pela qualidade e excelência de seu trabalho. Além do prestígio conquistado, a Camerata Antiqua é também uma verdadeira escola, pois muitos de seus instrumentistas e coralistas realizam carreiras individuais, conquistando prêmios em concursos no Brasil e no exterior.

 

Serviço:
CORO DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA                                                                                                                                                                                       
Regência Mara Campos (SP)                                                                                                               
Piano Clenice Ortigara (PR)

26 de outubro

10h30 – Hospital Pequeno Príncipe
(Rua Desembargador Motta, 1070 – Água Verde/ (41) 3310-1010)
20h – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Sitio Cercado
(Rua Arapongas, 1399/ (41) 3349-4925)

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS