14.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Cooperação internacional apoia tecnologia 5G no Brasil

A tecnologia 5G vai chegar ao Brasil. O País firmou um acordo com a União Europeia, os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a China.

A parceria foi firmada por representantes do Projeto 5G Brasil – composto por 18 entidades representativas, empresas e centros de pesquisa brasileiros, com participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O Brasil é o sexto país a participar das tomadas de decisão sobre o funcionamento da tecnologia 5G no mundo, desde a pesquisa até a padronização e a implementação da plataforma.

“Com isso, o Brasil entra para um seleto time que assumiu a liderança no desenvolvimento da tecnologia móvel de quinta geração”, explicou o secretário de Política de Informática da pasta, Maximiliano Martinhão.

Cada nação do grupo, além da União Europeia, possui uma associação para discutir o desenvolvimento e promover o 5G. Essas associações, incluindo agora o Brasil, fazem acordos multilaterais para desenvolver a tecnologia, com ações como chamadas de pesquisas conjuntas, fóruns de padronização e eventos anuais para compartilhamento de informações.

A participação do Brasil é uma consequência de ações anteriores para o desenvolvimento da tecnologia 5G no País. O governo brasileiro já havia assinado acordos de cooperação com a União Europeia e a Coreia do Sul para trocar experiências e informações sobre a tecnologia.

Além disso, em fevereiro deste ano, formalizou a criação do Projeto 5G Brasil para fomentar a construção do ecossistema de telefonia móvel de quinta geração no País.

“O Brasil tem conquistado, cada vez mais, um lugar importante nas discussões internacionais sobre o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Isso demonstra que temos tomado decisões acertadas quanto ao investimento em projetos de pesquisa e desenvolvimento neste campo”, ressalta Maximiliano Martinhão.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS