23.8 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Copa Curitiba de Judô reúne mil atletas

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com a Federação Paranaense de Judô, realizou neste domingo (27/8), no Ginásio Tarumã, a Copa Curitiba Smelj de Judô. O torneio contou com a participação de mil atletas, sendo 400 crianças e adolescentes integrantes do programa Escola + Esporte = 10 (EE10).

“O judô trabalha o desenvolvimento físico, ético e psicológico dos atletas. Este ano fortalecemos a parceria com a Federação Paranaense de Judô e levamos essa atividade para todas as regionais da Prefeitura, bem como viabilizamos a realização da Copa e Festivais que estimulam a integração e vivência do esporte entre os atletas”, disse o diretor de Esporte da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak.

A Copa Curitiba Smelj de Judô contou com competições masculinas e femininas divididas conforme peso e ano de nascimento nas categorias Sub 11 (nascidos em 2007), Sub 13, sub 15, Master, Sub 18, Sub 21, Sênior, Sub 9 e Sub 7.

A professora de judô Vânia Maiara da Costa, que desenvolve atividades do EE10 para 60 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na Vila Torres e CIC, destacou a integração que o torneio promove. “Participar de uma competição contra atletas de outras instituições é um incentivo para continuarem a praticar judô, se esforçarem nos treinos, aprimorarem as habilidades e socializarem.”

Participação

“Gosto muito de participar de competições, é um desafio bem maior que apenas treinar. Dá um nervoso ir para o tatame com tanta gente olhando, mas também incentiva a gente a fazer nosso melhor”, disse Vinícius de Souza Malta, de oito anos, que venceu a competição na sua modalidade.

Gabriel Roque Guimarães, de oito anos, destacou a emoção de participar de uma competição com tantos atletas. “A gente nunca sabe o que esperar do adversário. Acho que isso ajuda nos ajuda a melhorar, já que temos que prestar atenção o tempo todo e reagir rápido para conseguir bons resultados.”

Atividades

A Prefeitura promove atividades de judô nos dez núcleos regionais do município por meio do programa Escola + Esporte = 10 (EE10). As atividades nessa modalidade receberam uma grande ampliação neste ano e atualmente atendem 1.159 crianças, sendo que em 2016 existiam apenas 120 vagas.

Além das atividades sistemáticas, a Prefeitura também realiza torneios e competições de judô ao longo do ano, com destaque para o Festival Curitiba de Judô, realizado em maio e que bateu recorde de inscrição com a participação de 1.200 atletas.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS