Coro da Camerata canta em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante

O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba celebra os 500 anos da Reforma Protestante com um concerto histórico neste sábado (28/10), às 17h, no Templo Luterano, também conhecido como Igrejinha. A frase “A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço”, de Martinho Lutero (1483-1546), dá título ao programa que é reforçado nas obras executadas pelo Coro sob a regência de Mara Campos e acompanhamento da organista Clenice Ortigara.

O repertório, já executado em outros dois concertos na Capela Santa Maria, é uma homenagem do Coro da Camerata aos cinco séculos da Reforma tendo como ponto de partida os primeiros hinos protestantes, compostos por uma linhagem de compositores desconhecidos do grande público, que reverberaram os ideais reformistas e aprimoraram seu hinário emblemático, como Balthasar Resinarius e Melchior Franck.
Autores consagrados que revalidaram o diálogo com a comunidade em seus escritos também serão apresentados, como Heinrich Schütz e Michael Praetorius. Ganham destaque ainda as obras aguardadas como Castelo Forte é nosso Deus e “Non Moriar sed Vivam, de Martinho Lutero e a Jesu, Meine Freude (BWV 227) e Ein feste Burg ist unser Gott (Cantata BWV 80), de Johann Sebastian Bach (1685-1750).

“A música exerceu um papel fundamental na proposta reformista na superação desse conflito histórico e em meio a tantos outros embates carentes de tolerância e entendimento”, explica a maestrina Mara Campos. “Compreender e participar eram os pilares da reforma, e desejamos apresentar isso no concerto. Lutero, ele mesmo compositor e admirador da obra de Josquin desPrez, uniu-se a intelectuais, músicos e escritores com o intuito de tornar acessível à congregação, tanto a leitura das escrituras, como a celebração dos ritos litúrgicos em língua alemã, antes praticadas apenas em latim”, conclui Mara.

Local: Templo Evangélico Luterano (Rua Inácio Lustosa, 309)

Data 28 de outubro (sábado)

Horário: 17h

Ingressos: gratuito


OUTRAS ATRAÇÕES DO FIM DE SEMANA

Tutorial no Novelas Curitibanas

Lidando com assuntos delicados, como violência, depressão e suicídio, o espetáculo coloca em cena, a cada apresentação, um convidado que não é ator. O convidado contracena com os atores Eduardo Ramos e Carolina Meinerz, provocando um encontro de resultados imprevisíveis.

Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222)

Data: 27 de outubro a 19 de novembro, de sexta a domingo

Horário: 20h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Classificação: 14 anos 


Orquestra À Base de Sopro apresenta Pixinguinha Na Praça

A Orquestra à Base de Sopro traz de volta o projeto Pixinguinha na Praça, com apresentações ao longo do semestre que homenageiam o compositor. Com diferentes arranjos, a orquestra toca os maiores sucessos de Pixinguinha. Para este semestre foram selecionadas 13 composições. São choros, valsas, maxixes, polcas. 

Local: Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66)

Data: 28 de outubro (sábado)

Horário: 12h

Ingressos: gratuito


Encerramento do Encontro Brasileiro de Violista

O concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba tem a direção musical de Fernando Cordella e obras de Radamés Gnattali (1906-1988) e Johann Sebastian Bach (1685-1750). Integram ainda o concerto, solos de viola de Horácio Schaefer, Marcelo Jaffé, Emerson de Biaggi, Carlos Aleixo, Renato Bandel e Alexandre Razera.

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)

Data: 28 de outubro (sábado)
Horário: 18h30
Ingressos: gratuito

Acompanhe mais informações pela página do facebook: https://www.facebook.com/ABRAViolistas/


Reinaldo Godinho lança CD Leve Luar

O show com participação de Glauco Sölter e Lu Pasinato apresenta o CD composto por 12 parcerias com o poeta Odilon Reinhardt e acompanhamento de músicos como Glauco Sölter, Carlos Freitas, David Tavares, Endrigo Bettega.

Local: Conservatório de MPB (Rua Mateus Leme, 66)

Data: 29 de outubro (domingo)

Horário: 11h30

Ingressos: gratuito


Núcleo de Ópera Comunitário homenageia as mulheres

O Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (Nocc) apresenta o concerto Cortina Lírica, da série Cidadão Cantante. A campanha Outubro Rosa é a inspiração do repertório, que faz uma homenagem às mulheres apresentando personagens femininos de destaque nas óperas de grande complexidade. O concerto faz parte da programação do III Festival de Ópera do Paraná.

Local: Capela Santa Maria (Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Data: domingo (29/10)
Horário: 18h
Ingressos: gratuito