Cuidados com o Meio Ambiente

Olá amigas e amigos do Jornal do Rebouças! Na coluna deste mês, falaremos sobre a importância de cuidarmos nosso meio ambiente. Curitiba vem sofrendo com as chuvas de final de verão, o que acaba causando transtornos na vida daqueles moradores que estão próximos aos rios. Eu percorri diversos locais atingidos pelas últimas tempestades na cidade, para verificar o que precisa ser executado em cada local. Além das obras estruturais, em muitos locais é necessário que se faça a limpeza de rios que têm suas margens tomadas por lixo, entulho e todo tipo de material que se possa imaginar. Por isso, é importante que além de campanhas educacionais e de prevenção, o município também invista na preparação das futuras gerações que receberão a cidade como estamos deixando, mas que terão muito mais condições de manterem as ruas limpas e fazerem o descarte correto do lixo. Pensando nisso, propus em sugestão ao Município que seja incluída Educação Ambiental como matéria nos colégios municipais de Curitiba. Com isso, desde o início da vida estudantil, os alunos entenderão a importância de cuidar não apenas de nossos rios, mas de todo o meio ambiente para que possamos ter uma cidade melhor para todos.

Além desta iniciativa, temos também outro projeto de minha autoria que tramita na casa e trata do tema: a disponibilização das análises de qualidade das águas de Curitiba, para que o cidadão possa acompanhar os resultados e cobrar soluções do poder público que garanta a melhor qualidade nos rios e lagos da cidade.

Um rio poluído, além de contaminar o solo e o lençol freático e aquífero é um vetor de transmissão de doenças representando um problema de saúde pública que reflete também em perdas econômicas para a cidade. O projeto visa garantir à população a informação da qualidade da água, que é parte importante do meio ambiente sem atribuir novas funções à estrutura administrativa da Prefeitura e sem adicionar custos, já que é direito consolidado dos cidadãos ter acesso às informações. Acredito que este projeto, além da inclusão da Educação Ambiental nos colégios, é de grande importância, pois trazem a informação e conscientiza toda a população da cidade sobre o meio ambiente. E você o que acha destas iniciativas? Escreva para nós e colabore com nossa cidade! Um forte abraço e até a próxima!

Atualmente em seu segundo mandato, é o vereador mais jovem da casa com 32 anos e 1º Secretário da Mesa da Câmara Municipal de Curitiba.