19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Curitiba apresenta nesta sexta o primeiro ônibus híbrido articulado

O primeiro ônibus híbrido articulado a entrar em operação regular na América Latina começará a circular nesta sexta-feira (18) em Curitiba. O novo ônibus é resultado de parceria firmada em 2013 entre Curitiba, governo da Suécia, empresas privadas e universidades.

Também nesta sexta-feira será assinado um termo de cooperação internacional entre Curitiba e Suécia para a realização do Projeto ParCur, que fará um estudo das emissões de material particulado e fuligem e seu impacto na qualidade do ar da capital e região  metropolitana.

As duas novidades serão apresentadas durante encontro de autoridades da Suécia e parceiros brasileiros para discussão dos resultados do termo de cooperação assinado em novembro de 2013, com a presença do  rei Carl XVI Gustaf em Curitiba.

Participarão, entre outros, o prefeito Gustavo Fruet, o embaixador Jan Olsson, que representa o Ministério do Meio Ambiente da Suécia; o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn; o presidente internacional da Volvo Bus,  Häkan Agnevall; o presidente da Volvo Bus da América Latina, Luis Carlos Pimenta; e presidente da Ericsson América Latina, Eduardo Ricotta.

Também estarão presentes, para assinatura de um novo projeto a ser desenvolvido em parceria, os reitores da Universidade Federal do Paraná; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Pontifícia Universidade Católica do Paraná; e Universidade Positivo.

A programação de sexta-feira é a seguinte:

10 horas – no Salão Brasil da Prefeitura (segundo andar) – assinatura do termo de cooperação internacional para realização do Projeto Par Cur
Em seguida – apresentação do novo ônibus híbrido articulado – no estacionamento da Prefeitura. Os jornalistas interessados poderão fazer um breve passeio no ônibus.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS