13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Curitiba participa de campanha para combater o mosquito Aedes aegypti

A população de Curitiba está sendo convocada a participar, neste sábado (6), às 10h, da campanha Hora H – Todos Contra o Mosquito da Dengue, promovida pelo Governo do Paraná. A intenção é mobilizar, simultaneamente, todos os paranaenses a realizarem uma grande vistoria em suas casas, quintais e locais de trabalho, visando à eliminação de todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

O secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, destaca a importância da população de Curitiba fazer o monitoramento semanal nos imóveis para evitar a formação de criadouros. “Em poucos minutos, é possível fazer uma verificação completa e garantir a segurança dos moradores e de toda a vizinhança”, salienta. A Prefeitura de Curitiba disponibilizou um check list para que a população possa seguir o roteiro adequadamente, sem esquecer nenhum local, e também para anotar as datas das vistorias, evitando ficar mais de sete dias sem nova verificação. Para acessar o check list, clique aqui

Neste ano, a Secretaria Municipal da Saúde também está realizando o programa 366 Dias Contra o Aedes, que tem como objetivo mobilizar, ao longo de todo o ano, os equipamentos de saúde para pautar o assunto entre a comunidade. A cada dia, uma unidade de saúde de cada distrito está desenvolvendo ações que podem ter caráter educativo, operacional ou ainda com foco na capacitação de profissionais.

A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Juliana Martins, afirma que apesar de Curitiba ter um baixo índice de infestação do mosquito, de acordo com o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), a população não pode deixar as ações de controle de lado, principalmente por causa do cenário dos municípios próximos, como aqueles do litoral paranaense. “É muito importante que quem estiver em Curitiba neste sábado faça a inspeção na sua casa, incentive seus vizinhos e parentes a fazerem também. É uma questão de saúde pública que envolve todo mundo, por isso a conscientização da população é essencial para trazer bons resultados”, enfatiza.


Dicas

A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa. Algumas dicas são:

– Lavar diariamente o pote de água dos animais de estimação;

– Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

– Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

– Caixas d’água, cisternas e reservatórios devem ser mantidos bem tampados;

– Escorrer a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

– Manter o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

– A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada;

– Calhas, telhados e rebaixos de banheiros e cozinhas devem ser limpos periodicamente, para evitar o acúmulo de água.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS