25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Curitiba passa São Paulo e é eleita cidade mais conectada e inteligente do país

Curitiba conquistou, em apenas um ano da gestão do prefeito Rafael Greca, o posto de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018, divulgado nesta terça-feira (4/9). A capital paranaense ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral.

O estudo, elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems e divulgado durante o fórum Connected Smart Cities, avaliou cerca de 700 municípios e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

O ranking, que está na quarta edição e colocou Curitiba à frente de São Paulo este ano, é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Segundo o prefeito Rafael Greca, que está na capital paulista para participar do fórum nacional, o ranking confirma que Curitiba vem recuperando, desde o ano passado, sua capacidade de inovar e ser novamente referência nacional também na gestão pública.

“Apostamos na ideia da inovação e estamos desencadeando um processo criativo sem precedentes”, diz o prefeito. “O município tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos curitibanos com uma gestão moderna e inteligente.”

Nas últimas três edições do levantamento, a capital paranaense vem subindo posições no ranking geral, conquistando a terceira colocação em 2016 e a segunda posição em 2017.

A evolução de Curitiba neste ranking foi destacada na edição desta terça-feira (4/9) do jornal Valor Econômico.

Vale do Pinhão
Greca destaca que a Prefeitura vem incentivando e fomentando esse ambiente de inovação da cidade com o Vale do Pinhão, o movimento de todas as áreas da Prefeitura e do próprio ecossistema da capital para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país.

“O Vale do Pinhão é focado em cinco pilares: educação/empreendedorismo, ações integradas de incentivo à tecnologia, revitalização de regiões com emprego e renda, fomento (incentivos) e integração/articulação”, lembra ele.

Tecnoparque e Saude Já
Greca lembrou ainda que a recuperação econômica do município vem possibilitando também o relançamento, este ano, do Curitiba Tecnoparque, programa de atração de empresas de base tecnológica para a capital.

Suspenso para novas adesões desde 2013, o programa volta a oferecer desconto de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviços (ISS) às empresas que investem em tecnologia e inovação.

“Além disso, a cidade vem desenvolvendo ações que buscam melhorar o dia a dia da população, como o aplicativo Saúde Já, que permite ao usuário do posto de saúde agendar, pelo celular, o atendimento médico; e iniciativas públicas para fomentar a cultura da inovação na cidade, como os Faróis de Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças podem construir protótipos com impressora 3D; as salas de aula com o Google for Education; e o Worktiba Barigui, o primeiro coworking público do país”, complementa o prefeito.

Metodologia
A divulgação do ranking das cidades mais inteligentes e conectadas ocorre nesta terça-feira (4/7), durante o Connected Smart Cities 2018, fórum nacional que propõe o debate de iniciativas para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, reunindo empresas do setor privado, entidades e governo.

Na programação, que vai até quarta-feira (5/9), palestras, apresentações, rodadas de negócios e a presença de empresas nos estandes montados na área de exposições.

O Ranking Connected Smart Cities foi lançado em 2015 e a metodologia foi desenvolvida a partir do levantamento das principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis. Com base nestes estudos, foram elencados 70 indicadores possíveis de se mensurar dentro da realidade brasileira. A coleta de dados se deu em organismos nacionais como Ministérios, Secretarias, Agências Reguladoras, entre outros.

Veja o ranking das 10 cidades mais inteligentes do país:

2018 2017 Cidade        Pontuação
Curitiba 31,782
São Paulo 31,459
Vitória (ES) 31,219
Campinas (SP) 30,920
Florianópolis (SC) 30,881
Rio de Janeiro (RJ) 30,505
Belo Horizonte (MG) 30,069
11º Porto Alegre (RS) 29,991
12º Santos (SP) 29,954
10º 18º Niterói (RJ) 29,884

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS