Com 177 pontos, o município de Curitiba conquistou mais uma vez o título de campeão geral dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná – Parajaps. A segunda posição ficou com Lonrina, com 77 pontos, e em terceiro, Maringá, com 73 pontos. A equipe da Capital venceu todas as cinco edições dos Parajaps.

“Nossos parabéns à equipe de Curitiba nos Parajaps, que encerrou mais uma participação como campeã. Curitiba em primeiro lugar, Londrina, Maringá, Cascavel, Ibiporã, as cinco primeiras colocadas. E também a todos os participantes. Foram cerca de 1.300 paratletas, professores, técnicos e dirigentes”, comemorou o secretário do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício.

Para encerrar com chave de ouro, nesta terça-feira (06), Curitiba conquistou o inédito ouro no basquete em cadeiras de rodas, vencendo a forte equipe de Ponta Grossa, tetracampeã dos Parajaps na modalidade. O último dia de competição reservou ainda o terceiro lugar na bocha para os campeões gerais.

“Agora é comemorar, parabenizar este pessoal que se envolve para chegar a esta conquista. Criamos um plano para o paradesporto dentro da Secretaria de Esporte com o objetivo de fomentar o esporte paradesportivo e os resultados surgiram. Estamos felizes com o trabalho”, comentou Newton Zanon, diretor de Esportes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba.

Além do troféu dos 5º Parajaps, a capital paranaense também recebeu o troféu transitório “José Richa”, que fica com a equipe até a próxima edição dos jogos.

TRAJETÓRIA – Durante os cinco dias de Parajaps, Curitiba venceu as modalidades de atletismo feminino e masculino, basquete em cadeira de rodas, goalball feminino, golf 7, natação feminino e masculino e tênis de mesa masculino. Ficou em segundo no golf 7 masculino, tênis de mesa feminino e xadrez masculino e em terceiro na bocha mista, canoagem masculino e futsal DI. Em quinto no goalball masculino e oitavo no handebol misto.

Durante os cinco dias de disputas, cerca de 1300 atletas de 36 municípios participaram de 15 modalidades, com muito espírito de confraternização e amizade.

Os Parajaps são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Turismo, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e com apoio da Universidade Positivo.

Confira a classificação da 5ª edição dos Parajaps:

1º – Curitiba – 170 pontos

2º – Londrina – 77 pontos

3º – Maringá – 73 pontos

4º – Cascavel 52 pontos

5º – Ibiporã – 36 pontos

6º – Toledo – 27 pontos

7º – Pinhais – 25 pontos

8º – São José dos Pinhais – 24 pontos

9º – Foz do Iguaçu – 22 pontos

10º – Francisco Beltrão – 21pontos

11º – Paranaguá – 20 pontos

12º – Ponta Grossa – 19 pontos

13º – Apucarana – 18 pontos

14º – Colombo – 15 pontos

15º – Quatro Barras – 14 pontos

16º – Clevelândia – 13 pontos

17º – Prudentópolis – 12 pontos

18º – Lidianópolis – 9 pontos

19º – União da Vitória – 9 pontos

20º – Marilândia do Sul – 8 pontos

21º – Mariópolis – 7 pontos

22º – Ivaiporã – 6 pontos

23º – Paranavaí – 6 pontos

24º – Sarandi – 6 pontos

25º – Planaltina do Paraná – 5 pontos

26º – Santa Terezinha de Itaipu – 4 pontos

27º – São Miguel do Iguaçu – 4 pontos

28º – Cianorte – 3 pontos

29º – Barbosa Ferraz – 2 pontos