14.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Curitibinhas começam a festejar o Dia das Crianças neste final de semana

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas no Parque Barigui, no dia 12 de outubro, para a festa do Dia das Crianças. A comemoração dos curitibinhas, no entanto, já começa neste sábado (6/10). A Regional Tatuquara organiza uma festa no Parque Yberê, no bairro Campo de Santana, com muitas brincadeiras e ações para crianças. As atividades gratuitas são das 13h às 17h.

Todas as dez administrações regionais farão festas para celebrar o Dia das Crianças. Todas celebrações serão coordenadas pelos núcleos regionais da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e contarão com muita diversão e opções recreativas, de lazer, culturais e educacionais. Tudo gratuito.

No dia 10 de outubro é a vez das regionais Matriz e Santa Felicidade. No Portão e Bairro Novo a festa será no dia 12 e no Cajuru no dia 13. No dia 20 é festa no Boa Vista, Boqueirão e CIC. No dia 26, a Matriz volta a comemorar com festa na Praça Oswaldo Cruz e termina com uma grande festa no Pinheirinho, no dia 27.

Além das atividades promovidas pela Smelj, as regionais também terão ações organizadas por outros órgãos da Prefeitura. Uma dessas atividades é o Brinca Curitiba, organizado pela Secretaria Municipal da Educação. A ação acontece na regional Portão, Bairro Novo e Boqueirão.

A tradicional Quarta-Cidadã no dia 17, promovida pela administração regional do Boqueirão, também terá a temática da criança como pano de fundo.

Padroeira do Brasil

O feriado nacional que celebra a infância também é um marco importante no calendário brasileiro. É no dia 12 de outubro que é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Uma das razões para a escolha dessa data foi à aproximação da época do encontro da Imagem por pescadores no Rio Paraíba do Sul, que ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717.

Curitiba também vai participar deste grande momento de fé. O padre Reginaldo Manzotti vai rezar uma missa campal, às 14h, no Parque Cambuí, na Rua Carlos Klemtz, s/n, Fazendinha. Os fiéis poderão ver a Imagem Peregrina da Santa, vinda da Basílica de Aparecida. A Regional Portão/Fazendinha e a Fundação Cultural participam da organização deste grande evento religioso.

Parque Barigui

A festa do Parque Barigui, no dia 12 de outubro, será dividida em nove estações temáticas para entreter a criançada nas mais diversas atividades.

A estação de bicicletas será um circuito de habilidades em que a criança percorre um circuito de cones pedalando. Já a estação recreativa infantil terá atividades destinadas ao público mais novo, como peças de Lego, brinquedos plásticos e exercícios com pintura.

A Smelj também preparou a estação de brinquedos infláveis. Serão 18 opções espalhadas pelo parque. Também terá a estação de jogos, com atividades de tabuleiro e tênis de mesa.

Na programação está uma estação para atividades recreativas de minifutebol, minivoleibol, minibasquete, entre outros. E para crianças que adoram colocar a mão na massa, terá oficinas de construção de pipa e cata-vento.

Atividades radicais também estão inclusas, com a presença de um muro de escalada. Também terá muita cultura e arte com a presença do Ônibus Palco, que faz parte do projeto Artes e Patrimônio, que leva ao parque atrações como danças, concertos musicais didáticos, contação de histórias, teatro e circo.

Inclusão

Como forma de incluir todas as crianças, a festa também terá a presença de brinquedos adaptados para crianças com deficiência, fazendo parte de uma das estações temáticas do dia.


Confira a programação

Tatuquara
6 de outubro – Parque Yberê – Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, s/n
Horário: das 13h às 17h


Santa Felicidade
10 de outubro – Clube da Gente Santa Felicidade – Rua Daniel Cesário Pereira, 681
Horário: das 9h às 16h30


Matriz
10 de outubro – Praça Rui Barbosa
Horário: das 9h às 17h

26 de outubro – Praça Osvaldo Cruz
Horário: das14h às 18h


Portão
11 de outubro – Brinca Curitiba
Rua da Cidadania Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1700

12 de outubro – Parque Cambuí – Rua Carlos Klemtz, s/n
Horário: das 9h às 12h


Festa da Criança no Parque Barigui
12 de outubro – Parque Barigui
Horário: das 10h às 17h


Bairro Novo
12 de outubro – Clube da Gente Bairro Novo – Rua Marcolina Caetana Chaves, 150
Horário: das 13h às 17h30
15 de outubro – Brinca Curitiba
Rua da Cidadania Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1700 (manhã e tarde)


Cajuru
13 de outubro – CEL Parque Peladeiro – Rua Rivadavia Fonseca de Macedo, 510
Horário: das 14h às 18h


Boa Vista
20 de outubro – Parque Bacacheri – Rua Rodrigo de Freitas, 277
Horário: das 13h às 17h


Boqueirão
17 de outubro – Quarta Cidadã/Curitiba Brinca
Ginásio da Rua da Cidadania do Carmo – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8430 (manhã e tarde)
20 de outubro – Praça Menonitas – Rua Antônio Schiebel, 2386
Horário: das 13h às 17h


CIC
20 de outubro – Parque dos Tropeiros – Rua Raul Pompéia, s/n
Horário: das 13h às 17h


Pinheirinho
6 de outubro – Corrida Infantil e Festa do Dia das Crianças
Associação de Moradores e Amigos Vila Machado – Rua Fátima Barck, esquina com a Laudelino Ferreira – das 13h às 17h

10 e 23 de outubro – Festival infantil Dia da Criança
CEL Zumbi dos Palmares – Rua Lothário Boltin, 289 – das 14h às 16h

27 de outubro – Rua da Cidadania Pinheirinho – Avenida Winston Churchill, 2033
Horário: das 14h às 18h

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS