Data de agendamento do Seguro-Desemprego pela Internet é alterada

Os trabalhadores que precisam solicitar o Seguro-Desemprego devem ficar atentos à mudança na data de agendamento pela internet. A partir de 24 de março a agenda de vagas será aberta todas as quintas-feiras, a partir das 8h, e não mais às segundas-feiras, como acontece atualmente.

A nova regra é válida para as 14 Agências do Trabalhador da Rede Estadual que ofertam o serviço de agendamento do Seguro-Desemprego pela internet. Estão incluídas as agências de Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Curitiba (Agência Central), Fazenda Rio Grande, Ibiporã, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, São João do Triunfo e São José dos Pinhais.

A coordenadora estadual de Seguro-Desemprego, Fátima Martins Siqueira, explicou que todas as semanas os trabalhadores terão a oportunidade de marcar o horário para atendimento, de segunda a sexta-feira, da semana seguinte.

“Com a mudança, vamos melhorar o trabalho das equipes e agilizar o atendimento dos trabalhadores, que geralmente lotam as agências às segundas-feiras em busca dos serviços ofertados nas unidades”, disse a coordenadora.

RAPIDEZ – A abertura semanal de vagas para agendamento foi implantada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em agosto de 2015 com o objetivo de acelerar o atendimento aos trabalhadores que precisam solicitar o benefício.

Com a mudança, o trabalhador tem quatro chances de fazer o agendamento em um único mês. Antes, havia apenas uma oportunidade e o atendimento só acontecia no mês subsequente, acarretando uma espera de até 45 dias para dar entrada no pedido para receber o Seguro-Desemprego.

ESTRUTURA – O agendamento para solicitar o seguro-desemprego pode ser feito pela internet AQUI ou de forma presencial nas Agências do Trabalhador, independente do município onde o usuário reside.

A rede estadual é composta por 220 agências que oferecem os serviços que compõem as políticas de intermediação de mão de obra e qualificação profissional. Destas, 212 ofertam o atendimento para o Seguro-Desemprego.

No Estado, há ainda agências localizadas em Londrina, Maringá e Ponta Grossa e nas Ruas da Cidadania de Curitiba que possuem convênios municipais e não integram a rede estadual. Além disso, existem 13 postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego.

DOCUMENTAÇÃO – Para agendar o atendimento é preciso informar o nome, números do CPF e dom PIS/Pasep, a data de demissão e telefone para contato.

No dia de atendimento, o trabalhador deve apresentar os documentos pessoais, comprovantes do PIS/Pasep e de residência, Carteira de Trabalho, termo de rescisão do contrato de trabalho, as guias de seguro-desemprego (fornecidas pelo empregador) e o comprovante de vínculo empregatício, que pode ser o extrato comprobatório dos depósitos do FGTS e o comprovante de saque do FGTS.

Além disso, deve entregar comprovante dos salários, devidamente atualizados em Carteira de Trabalho, referentes aos três meses anteriores ao da dispensa. Quem fizer o agendamento pela internet deverá imprimir e apresentar o protocolo onde constam os seus dados, data, horário e local de atendimento. O trabalhador tem até 120 dias para requerer o benefício.