Derrame – AVC

Dúvidas são frequentemente encontradas quando o assunto é o Acidente Vascular Cerebral, também conhecido popularmente por “derrame”. O artigo de hoje busca esclarecer um pouco sobre a doença e para falar a respeito desse assunto, convidei a fisioterapeuta Sayra Cavalheiro, que faz parte do corpo clínico da Fisiocenter.

Drª Sayra, explique para os nossos leitores o que é o derrame.
O derrame ou como clinicamente chamamos, o AVC, é um distúrbio que ocorre no cérebro.
Primeiramente, precisamos saber que para estar saudável o nosso cérebro necessita de oxigênio, que lhe é oferecido através do sangue, pelas artérias. Se por algum motivo o cérebro não receber sangue com oxigênio, a pessoa acaba perdendo a consciência em poucos segundos e vão então ocorrer lesões cerebrais permanentes, ou em casos mais extremos, a morte desse indivíduo.

Drª, quais são as causas que levam a falta de sangue no cérebro?
A causa mais comum é a obstrução de uma das artérias cerebrais. Sendo que aproximadamente 80% dessas obstruções ocorrem pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias.
Outra causa, são os AVCs causados por hemorragias, nas partes mais profundas do cérebro.
E quais são os sintomas que a pessoa vai apresentar?
Inicialmente a pessoa queixa-se de dor de cabeça e rapidamente começam a se desenvolver a paralisia de um lado do corpo ou alguma disfunção na fala.

Drª Sayra você pode citar alguns fatores de risco do derrame?
Os principais causadores do AVC são a hipertensão arterial, problemas cardíacos, diabetes, colesterol elevado, falta de atividade física, tabagismo e abuso de álcool.

Drª quais são as mudanças que ocorrem no corpo depois de um derrame?
As principais alterações físicas são perda de força e dificuldade para andar, sentar ou deitar e, em alguns casos, o individuo fica acamado ou usa cadeira de rodas para se movimentar.

Como a fisioterapia atua nesses casos?
A realização de fisioterapia é muito importante na recuperação da pessoa que sofreu um derrame e começa assim que o paciente é internado no hospital, ou quando está estável, e vai para casa
A fisioterapia vai atuar amenizando e até mesmo corrigindo os problemas físicos que ocorrem depois do derrame, problemas que foram citados anteriormente, buscando uma recuperação rápida e de sucesso, dentro da limitação de cada pessoa.

Especialista em Coluna Vertebral, Traumato Ortopedia Funcional, RPG e Terapia Crânio Sacral. Pós-graduada na Inglaterra. Atende na FISIOCENTER. Av. Silva Jardim, 266 – Rebouças