14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Desafio Xeque-Mate reúne mil participantes neste sábado

A Prefeitura de Curitiba promove neste sábado (24/6), a partir das 8h, a primeira etapa do Desafio Xeque-Mate Sesc de Xadrez, no Sesc Portão. O torneio vai reunir mil enxadristas, que competirão em 14 categorias diferentes divididas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, comerciários, comunidade e veteranos (acima de 50 anos).

“O desafio busca difundir e democratizar a prática do xadrez, especialmente junto às crianças e adolescentes, pois é um esporte que possui grande valor pedagógico e educativo, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e social dos jogadores”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Educação

A primeira etapa do Desafio contará com a participação de 600 estudantes de 40 escolas municipais de Curitiba. “Ao educar o jovem com a prática desportiva estamos reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico. Ideais direcionados à construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play (jogo limpo)”, diz Andreia Barletta, da Coordenadoria de Projetos da Secretaria Municipal da Educação.

As escolas municipais orientam a prática do xadrez durante as aulas de Educação Física, nos eixos Prática de Movimento e Iniciação Esportiva e nos Centros de Lazer e Esporte da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O esporte também integra o projeto de contraturno escolar e o programa Comunidade Escola.

“Através das atividades desportivas, crianças, jovens e adultos constroem valores, socializam-se e, principalmente, vivem as realidades”, afirma o professor Marcelo Padilha, integrante da Coordenadoria de Projetos.

Regulamento

O torneio utilizará as regras da Federação Internacional de Xadrez (Fide) do Xadrez Rápido, adaptadas para cumprir os objetivos formativos e educacionais. O regulamento da competição pode ser verificado no link http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2017/00199342.pdf.

Promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em parceria com a Federação Paranaense de Xadrez (Fexpar) e Serviço Social do Comércio (Sesc), o Desafio Xeque Mate contará com mais duas etapas, que serão realizadas nos dias 12 de agosto e 18 de novembro.

Escolas municipais participantes:

Miracy Araujo

Paulo Freire

Curitiba Ano 300

Doutel de Andrade

José Wanderley Dias

Augusto Sandino

Anisio Teixeira

Lauro Esmanhotto

Teodoro de Bona

Santa Águeda

Bela Vista do Paraíso

Maria Augusta Jouve

Sophia Roslindo

Jardim Europa

David Carneiro

Francisco Hubert

Pró Morar Barigui

Olívio Sabóia

América Sabóia

Rita Anna de Cássia

Eva Da Silva

Rachel Mader

Guilherme Braga

João Macedo Filho

Maria de Lourdes Pegoraro

Elevir Dionísio

Francisco Frischann

Cláudio Abrahmo

Nair de Macedo

Leonel Moro

São Luiz

Papa João XXIII

Julio Moreira

Nympha Peplow

Paranaguá

Foz do Iguaçu

Antonio Pietruza

Joana Raksa

Helena Kolody

Leonel Brizola

 

Serviço: Desafio Xeque-Mate Sesc de Xadrez

Data: sábado (24/6), às 8h

Local: Sesc do Portão (Rua João Bettega, 770, Portão)

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS