13.9 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Dez cuidados na hora de comprar o peixe para a Semana Santa

Na Semana Santa, muitas pessoas mantêm a tradição de comer peixe. Fresco, congelado ou salgado, o importante é adquirir um produto saudável. Para garantir uma boa compra e principalmente preservar a saúde e a segurança alimentar, a gerente técnica de Controle de Qualidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Virginia Afonso Gasparini, dá dez dicas importantes na hora de escolher o melhor pescado:

1 – Compre apenas em estabelecimentos limpos, com os atendentes uniformizados, e que sofrem monitoramento periódico, como os realizados pela Secretaria Municipal de Agricultua e Abastecimento no Mercado Municipal, no Mercado Regional e nas feiras da Prefeitura.

2 – Fique atento à temperatura dos produtos vendidos nas peixarias. Os pescados frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C. Os balcões dos estabelecimentos devem trazer a indicação da temperatura interna.

3 – Observe se o produto está livre de contaminantes (como areia, pedaços de metais, plásticos, combustíveis, sabão e moscas).

4 – Peixes frescos têm olhos brilhantes e salientes. As escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele. As guelras têm que possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade. O odor do peixe é característico, mas não pode ser repugnante.

5 – Se for adquirir o pescado inteiro, peça para o funcionário da peixaria retirar as vísceras antes de levar o produto para casa.

6 – Se for adquirir produtos congelados, observe o que informa o fabricante na embalagem. No freezer da loja, não devem existir poças de água ou alimentos molhados, pois são sinais de que o equipamento foi desligado ou teve a temperatura reduzida.

7 – “Pescado seco” deve ser dessecado de forma apropriada, ou seja, sem adição de sais. O “pescado salgado seco” é dessecado inteiro e tratado com sal (cloreto de sódio). Ele deve estar armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos, com ausência de mofo, ovos, ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial e amolecimento. Não pode apresentar odor desagradável.

8 – Na hora de comprar peixes embalados, é preciso observar a existência de etiqueta com o nome do produto, o conteúdo líquido (quantidade ou volume), a identificação da origem (país ou local de produção), o lote e o prazo de validade. As embalagens devem trazer ainda os selos do serviço de inspeção federal (SIF), estadual ou municipal.

9 – Muito procurado na Semana Santa, o bacalhau é vendido resfriado dessalgado, dessalgado congelado e resfriado. Nos três casos, deve-se ficar atento ao armazenado (limpeza), à temperatura correta do produto e ao rótulo, se for embalado.

10 – Qualquer que seja o produto, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal na hora da compra, pois ela é necessária para a troca ou reclamação de possíveis problemas.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS