25.5 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Dez ruas e praças de Curitiba que celebram a História do Brasil

No dia Sete de Setembro se comemora os 195 anos da independência do Brasil. Desde então, o País passou por diversos fatos e personagens determinaram os rumos de sua história. Em Curitiba, vários lugares que fazem alusão a esses momentos se tornaram pontos de boa comida, cultura e entretenimento.

Conheça os pontos cívicos em que você pode se divertir:
 

1- Avenida Sete de Setembro
A avenida recebe o nome do dia da independência brasileira e é um marco na história de Curitiba. Nela estava a Estação da Estrada de Ferro, que tornou a rua um centro comercial. A antiga estação se tornou um grande shopping center, que preserva a fachada e mantém o Museu Ferroviário.

A rua também passa por três praças: do Japão, Eufrásio Correia, onde está a Câmara Municipal de Curitiba, e Oswaldo Cruz. Também há outro grande shopping – construído no antigo quartel militar.

A Sete de Setembro abriga ainda um dos maiores atrativos turísticos de Curitiba, o Mercado Municipal.

2 – Alameda Prudente de Moraes
Prudente de Moraes presidiu o País de 1894 a 1898 e sucedeu o Marechal Floriano Peixoto. Foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto e o primeiro presidente civil do Brasil.

A Alameda Prudente de Moraes passa pelo bairro Mercês até o Centro. Nas quadras mais próximas da Rua Carlos de Carvalho, vários restaurantes e cafés transformaram a rua em um verdadeiro polo gastronômico e de diversão. Costuma reunir motociclistas.

3 – Praça do Expedicionário
É uma homenagem aos soldados brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial. É conhecida como a Praça do Avião, devido ao caça P-47 Thunderbolt exposto no local. A praça também tem um tanque de guerra e outros artefatos das forças armadas da época.

O Museu do Expedicionário contém muito material histórico, como fotografias, filmes, mapas, livros e ilustrações.

Endereço: Rua Comendador Macedo, 655, Alto da XV

Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Sábado e domingo, das 13h às 17h.

Durante o feriado estará fechado na quinta-feira (7) e na sexta-feira (8).

4 – Alameda Dom Pedro II
Dom Pedro II foi o segundo e último imperador do Brasil, tendo vencido as guerras do Prata, do Uruguai e do Paraguai. O imperador passou pela capital do Paraná em 1880. Em Curitiba, rezou na Igreja da Ordem e visitou o Museu Paranaense e a então conhecida Chácara Capanema, terreno que hoje faz parte do Jardim Botânico.

A Alameda que homenageia o imperador fica no Batel. Já é um ponto conhecido da gastronomia curitibana, sendo também local de casas noturnas, bares e um shopping, que abriga três teatros. 

5 – Alameda Presidente Taunay
Alfredo Maria Adriano d’Escragnolle Taunay foi presidente da província do Paraná em 1885, sendo um dos responsáveis pela criação do primeiro parque de Curitiba, o Passeio Público.

A Alameda Presidente Taunay tem diversos restaurantes, bares, baladas, passa pela agitada Avenida Vicente Machado e termina em um shopping.

6 – Praça Generoso Marques
Generoso Marques dos Santos foi o primeiro presidente da Província do Paraná – o equivalente da época para governador.

A praça tem uma estátua do Barão do Rio Branco de autoria de Rodolfo Bernardelli, inaugurada em 1914. É cercada por edifícios antigos e no meio destaca-se o Paço da Liberdade. O edifício apresenta arquitetura art-noveau e já foi sede da Prefeitura de Curitiba. Hoje conta com um café e área para exposições.

A Praça Generoso Marques também possui o pelourinho das flores que fica aberto 24 horas e grande variedades de lojas.

Sesc Paço da Liberdade

Endereço: Praça Generoso Marques, 189, Centro

Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, no sábado, das 10h às 18h, e domingo das 11h às 17h.

Durante o feriado estará fechado na quinta-feira (7) e na sexta-feira (8).

7 – Avenida Cândido de Abreu
Cândido Ferreira de Abreu foi prefeito de Curitiba por duas vezes.

A Avenida Cândido de Abreu é o coração do Centro Cívico, que merece uma visitação. Tem restaurantes, shoppings e cafés e duas praças. Uma delas, a 19 de dezembro, também conhecida como Praça do Homem Nu. O local celebra a emancipação política do Paraná.

A avenida também recebe o desfile de Sete de Setembro.

8 – Rua Voluntários da Pátria
Durante a Guerra do Paraguai quando, sem um exército grande o bastante, Dom Pedro II expediu um decreto convocando o povo brasileiro à luta, criou o termo Voluntários da Pátria. O imperador partiu para à frente de batalha, apresentando-se como “voluntário número um.” Os voluntários, então, formaram diversas unidades militares que ajudaram o Brasil a ganhar a guerra.

A Rua Voluntários da Pátria tem apenas seis quadras e fica no Centro. Termina na Praça Rui Barbosa e passa também pela Praça General Osório. Tem restaurantes e uma tradicional confeitaria. Na esquina com a Rua Carlos de Carvalho está um dos bares mais tradicionais da boemia curitibana, inaugurado em 1949 e com cardápio de primeira.

9 – Praça General Osório
Manuel Luis Osório foi um herói da Guerra do Paraguai, tendo lutado em diversos conflitos, inclusive a guerra pela independência do Brasil. Iniciou a carreira militar aos 14 anos até se tornar general, carreira que lhe rendeu o nome de “O Legendário”. O busto do general foi inaugurado em 2008.

A praça, no Centro, tem parquinho, quadra poliesportiva e opções de lanchonetes e restaurantes. Também se encontra na frente da praça o bar mais antigo de Curitiba, aberto desde 1904. O cardápio é variado e oferece muitas opções de comidas exóticas.

10 – Praça Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi um dentista, mas marcou história como ativista político pela independência do Brasil. Símbolo da Inconfidência Mineira, é considerado patrono cívico do Brasil e um herói nacional. Foi morto a mando da coroa portuguesa no dia 21 de abril de 1792.

A Praça Tiradentes é o marco zero de Curitiba. Na praça está a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz, inaugurada em 1893, em estilo neogótico. O local também é o Centro Histórico da cidade, com uma grande oferta de restaurantes, bares e casas noturnas.

A estátua de Tiradentes da praça foi inaugurada em 1927, presente da colônia italiana para a cidade. João Turin, autor do monumento, produziu a obra em Paris.

Catedral de Curitiba – Praça Tiradentes

Horários: todos os dias, das 7h às 19h.

Missas às 12h e 18h.

 

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS