Dorsalgia

A Dorsalgia é uma dor que surge na coluna, iniciando-se logo abaixo do pescoço, e envolve normalmente a região muscular ao redor das escápulas, podendo se irradiar até os ombros e o final da coluna dorsal. Ela é proveniente de músculos, nervos, tendões, e até mesmo dos ossos, próximos a região da coluna torácica.

As causas mais comuns de dorsalgias incluem torções, distensões, más posturas, esforço físico inadequado e degeneração dos corpos vertebrais, mas também podem surgir de uma fratura ou de um tumor.

A dorsalgia, além da dor localizada nas costas, perto das escápulas, pode apresentar outros sintomas associados, como dificuldade para respirar, e sensação de queimação nas costas.

Diagnóstico e Tratamento

Antes de iniciar o tratamento é necessário procurar um profissional que obtenha um diagnóstico preciso do quadro, com uma avaliação de toda a coluna, verificando se há deformidades, contraturas, possíveis limitações de movimento, identificando o quadro específico e as possíveis causas daquela dor.

Só aí o profissional poderá escolher o melhor tipo de tratamento para seu caso.

Os tratamentos disponíveis hoje incluem técnicas de terapias manuais, muito eficazes, que não são invasivas e nem medicamentosas, e que conseguem tratar as contraturas e as dores. Entre elas destaca-se a RPG Souchard, um método bastante indicado para quem sofre de dorsalgia, pois ela é direcionada às necessidades individuais da pessoa, o tratamento é realizado de forma individual, trabalhando os músculos contraturados, e proporcionando alivio da dor. Com o RPG o objetivo não é só eliminar a dor, mas fazer com que ela não volte.

Especialista em Coluna Vertebral, Traumato Ortopedia Funcional, RPG e Terapia Crânio Sacral. Pós-graduada na Inglaterra. Atende na FISIOCENTER. Av. Silva Jardim, 266 – Rebouças