Emoções. Como estão as suas?

As emoções básicas como medo, tristeza, alegria, raiva, servem especialmente para proteger a sobrevivência humana, é ela que te direciona nas diversas situações do dia a dia.

O medo serve para te alertar de um possível perigo, ele te permite avaliar se você pode enfrentar, fugir ou recuar. Conhecendo os nossos medos, passamos a ter prudência para enfrentar as situações adversas sem gerar pânico.

A tristeza é uma emoção que normalmente esta ligada ao passado. Um momento presente que te remete algo passado, gera a emoção de tristeza. Quando identificada ela serve para deixarmos ir embora aquilo que não nos pertence mais ou nos faz mal de alguma maneira. Nos tornando, assim, independentes emocionais.

A alegria é perigosa, porque ela precisa de plenitude e consciência, senão nos tornamos arrogantes e isto pode nos levar a frustração.

A raiva por sua vez é o impulso, é a necessidade real do basta, do não aguento mais, é a maneira de mandarmos embora aquilo que esta nos fazendo mal, nos aborrecendo de alguma maneira, sugando a nossa energia.

Ter consciência da maneira que você reage diante de cada emoção é importante para que você consiga se recuperar de uma emoção ou sentimento negativo. É fundamental ter este conhecimento sobre si mesmo para que você possa manter seu equilíbrio emocional diante de qualquer circunstância.

Emoções são resposta inconsciente sobre determinados fatores externos que dão start a elas, enquanto os sentimentos são a maneira que você reage diante de determinada emoção.

Imagine uma situação aonde um assaltante esta apontando uma arma para você, o que você sente nesta hora é o Medo, medo é uma emoção. Este medo gera o sentimento de pânico. Neste exemplo serve para você identificar que a primeira coisa que você tem consciência é da Emoção e consequentemente do sentimento que determinada emoção causa.

A emoção tem o papel de nos ajudar a movimentar nossas vidas, a mudar o que não esta em equilíbrio, aquilo que esta nos angustiando. Quando nossas emoções estão desajustadas, elas geram sentimentos ruins a certa de nos mesmo.

É importantíssimo movermos esta energia ruim para fora para que não gere dores ou doenças em nosso corpo físico.

Todo ser humano tem a capacidade de identificar e lidar bem com suas emoções, basta criar uma consciência emocional sobre isto.

A ansiedade é Irma gêmea do Medo, quantas vezes estamos com medo de algo e a sensação física que ocorre é de ansiedade?

Você deverá tratar qual o gatilho do seu medo, é ele que desperta a sua ansiedade, e não o contrario disto. É grande o numero de pessoas que vemos tomando ansiolíticos e nem ao menos sabem ou conseguem lidar com a origem de seus medos e de suas angústias.

As emoções aqui relatadas são as emoções básicas do ser humano. Mas, você sabe como controlá-las? Você tem consciência delas no seu dia a dia?

Elas desempenham um papel muito importante no nosso desenvolvimento psicológico e principalmente na nossa relação com o meio e com as demais pessoas.

Não existe emoções boas ou ruim, existe emoções agradáveis e outras nem tanto, todas são necessárias, desempenham um papel muito importante em nossa vida, para que possamos entender o que se passa em nossa mente.

Diretora técnica da Conecta Vitta Clinic, Psicóloga Clínica, Hospitalar e Organizacional, Coach de Emagrecimento e de Relacionamento.