14.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Escolas do Xaxim e do Rebouças são as primeiras do Comunidade Escola 2017

O programa Comunidade Escola 2017 foi aberto neste sábado (20) com várias atividades de esporte, lazer, cultura e informação para as comunidades próximas às escolas CEI David Carneiro, no Xaxim, e Vila Torres, no Rebouças. A secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, esteve nas duas unidades para marcar o início do programa que será estendido a outras unidades escolares. “Esta é uma linda festa coletiva”, ressaltou a secretária no CEI David Carneiro à população e aos integrantes das diversas secretarias representadas na abertura do programa na Regional Boqueirão.

“Agradeço pelo trabalho coletivo dos servidores da Prefeitura de Curitiba: secretarias do Esporte e Lazer, Saúde, Abastecimento, Guarda Municipal, Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Ação Social (FAS), além da grande equipe da Secretaria da Educação”. Ela ressaltou ainda que o reinício do Comunidade Escola é um compromisso do prefeito Rafael Greca. “Em Curitiba pulsa a alegria de todos os que servem a cidade com amor.”

No Dia do Pedagogo

A secretária enfatizou a importância de o programa ter início na mesma data em que é comemorado o Dia do Pedagogo. “Neste programa conseguimos traduzir um dos trabalhos mais bonitos do pedagogo: o trabalho coletivo dentro da escola com a presença das famílias”, disse Maria Sílvia. Nas duas escolas, ela fez a entrega de livros para a unidade.

A vice-diretora do CEI David Carneiro, Mara Letícia Martins Lima, destacou a importância do programa. “A nossa comunidade participa mesmo do Comunidade Escola. Aqui, tudo é muito diferente quando não temos a escola aberta para o programa. Por isso, estamos muito felizes”, disse ela.

A mãe da menina Melany Paula, de 9 anos, que estuda no CEI, Maria Lucineia dos Santos Matos, confirma o que diz a gestora da unidade. “Minha filha vinha contando os dias para começar o Comunidade Escola. Ela adora vir para brincar”, afirmou. A representante da comunidade, Andréa Cristina Teixeira Costa também aprovou. “É muito importante para as crianças. Sem o programa, elas estariam na rua hoje à tarde”, declarou.

Entre as atrações e atividades no CEI David Carneiro estavam apresentações musicais e de dança, tênis de mesa, jogos, oficinas de artesanato, desenho, cama elástica para as crianças, pintura de rosto, pipoca, algodão doce e atividades de escotismo, além de vídeos e jogos sobre saúde bucal.

Emoção na Vila Torres

Na Escola Vila Torres, a abertura do programa teve a apresentação das crianças da unidade que cantaram e dançaram a canção “Curitiba é bonita demais”. A exibição de cerca de 20 estudantes encantou a todos.

A diretora Cristina Estela da Silva falou da sua alegria e da comunidade pelo programa estar implantado na unidade. “Agradeço pelo investimento no conhecimento, na cultura, no esporte e no lazer que o Comunidade Escola vai proporcionar aos moradores do Rebouças, Água Verde, Centro e todos os que quiserem vir, seja como participante, seja como voluntário. Sou uma diretora feliz pela equipe que temos na unidade e pela comunidade que atendemos”, disse ela.

O presidente da Associação de Moradores da Vila das Torres, Marcos Eriberto dos Santos, o Marcão, afirmou que a população tem grande expectativa em relação ao programa. “Queremos que seja, verdadeiramente, um Comunidade Escola, pois a escola aqui é como nosso segundo lar. O programa vai tirar nossas crianças e jovens da rua, da criminalidade, para amanhã termos cidadãos. Estamos muito felizes”, comemorou.

Participaram das festas de abertura do Comunidade Escola os administradores regionais da Matriz, Guacira Civolani, e do Boqueirão, Ricardo Dias. Entre os chefes dos núcleos regionais de ensino estavam Nilce Cardoso Malage (Boqueirão) e Suzana Andréia Galeazzi (Matriz), além de toda a equipe de técnicos da Secretaria da Educação responsáveis pelo programa Comunidade Escola. Os diretores da Secretaria da Educação Simone Zampier (Ensino Fundamental), João Reis (Desenvolvimento Profissional) e Elizabeth Dubas (Planejamento, Estrutura e Informações) também estavam presentes, além de representantes do Conselho Municipal da Educação, Grupo Escoteiro Pindorama, entre outros parceiros do Comunidade Escola.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS