14.5 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Escolas municipais participam da Olimpíada Brasileira de Robótica

Dezessete equipes de robótica de escolas da rede municipal participam neste sábado (26/8) da Olimpíada Brasileira de Robótica, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, no bairro Jardim das Américas, a partir das 9h30. Entre códigos, símbolos, mensagens, comandos e componentes eletrônicos, cerca de 100 estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos na ações de robótica nas escolas.

As equipes já colecionam conquistas de torneios, gincanas e campeonatos em diversas regiões do país. Preparados para a atividade da OBR, os alunos estudam e treinam com técnicas de programação e montagem dos robôs. Os competidores buscam inovar, construindo as máquinas com mais recursos, além de peças de Lego.

Pronto para o desafio

Raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, aprendizado de matemática, física e língua inglesa e o desenvolvimento da escrita são resultados que Wagner Lucas Monteiro, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Papa João XIII, conquistou no projeto de robótica.

Apesar de apresentar altas habilidades para o raciocínio da programação, tarefas de escrita e leitura não são práticas que se concretizam com espontaneidade para Wagner. Por meio da robótica, ele manifesta total domínio e habilidade com códigos, o que tem feito com que ganhe autoconfiança e disposição para vencer os desafios de se comunicar pela escrita.

“Para mim, é uma forma de aprender diferente da sala de aula, porque tenho mais habilidade com essa linguagem e percebo que isso facilita muito em outras áreas”, afirma.

Participam do evento as equipes Wave Robotics Team Alfa, Wave Robotics Team Beta, Wave Robotics Team Gama e Wave Robotics Team Ômega (CAIC Candido Portinari); Team Action (CMAE Regina Nardino); Alfa e Conectados Beta (da Escola Durival Britto e Silva); Robótica Julia e Robótica Julia 2 (da Escola Julia Amaral Di Lenna ); Cyber Rex, Cyberteen e Cybernéticos (da Escola Prefeito Omar Sabbag ); Fusion Robôs, Fusion Robôs 1 e Fusion Robôs 2 (da Escola São Miguel ) e Papa Power, Papa Power 1 (da Escola Papa João XXIII).

A OBR tem como principal objetivo incentivar o interesse de jovens pela robótica. O desafio lançado para mais de 100 equipes de todo o estado do Paraná é o de colocar seus robôs em uma missão de resgate.

 

Serviço: Olimpíada Brasileira de Robótica

Data: sábado (26/8)

Horário: das 9h30 às 18h

Local: Rua Doutor Alcides Vieira Arcoverde, 1.225, Jardim das Américas – Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS