Escolas recebem matrículas da Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria da Educação do Paraná informa que estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual até o dia 13 de julho. A modalidade é voltada para quem não concluiu seus estudos na idade certa, mas deseja voltar à sala de aula e obter sua certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

“A aprendizagem se dá ao longo da vida, portanto nunca é tarde para voltar a estudar. Nossas escolas estão prontas para receber todos que desejam retomar seus estudos, e com isso obter uma melhor qualidade de vida e até um posicionamento melhor no mundo do trabalho”, afirma a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Márcia Dudeque.

Interessados devem procurar um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) ou a escola estadual mais próxima que oferte a modalidade. Para ingressar na EJA no Ensino Fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos completos, e para a EJA no Ensino Médio a idade mínima é de 18 anos completos. É preciso levar original e fotocópia de documento de identificação. Tanto a matrícula quanto as aulas são gratuitas.

CONCLUSÃO – O ensino fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o ensino médio em um ano e meio. Cada aluno pode se matricular em até quatro disciplinas de cada vez. No Ensino Fundamental as disciplinas são Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. No Ensino Médio, as disciplinas que devem ser cursadas são Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

“O aluno deve construir uma grade curricular que se adapte às suas possibilidades, selecionando disciplinas de acordo com a sua carga horária. Caso ele não possa frequentar a escola todos os dias, ele pode começar com disciplinas com menos aulas semanais, como Arte e Educação Física, por exemplo”, explica Márcia.

Como estudante regularmente matriculado na rede estadual, o aluno da EJA tem direito à alimentação escolar fornecida pelos estabelecimentos de ensino.

As aulas começam no dia 30 de julho, início do segundo semestre letivo de 2018.

Confir a lista completa de escolas estaduais com EJA.