Esporão tem Cura

Esporão tem Cura

Quando se tem um esporão no calcanhar, a pessoa sente uma dor aguda, como se fosse uma agulha, uma ponta, dentro do calcanhar, que surge quando se coloca o pé no chão, ao se levantar ou caminhar.

O esporão no calcanhar se forma quando o ligamento do calcâneo acaba se  calcificando, ou seja, acumulando cálcio, e parece que formou um ‘ossinho’ gerando uma forte dor, dentro do calcanhar.

Tratamento

 Para aliviar a dor do esporão podem-se utilizar palmilhas ortopédicas de silicone e compressas mornas nos pés. Mas o tratamento mais eficaz consiste na fisioterapia, onde serão utilizados aparelhos diretamente sobre o local do esporão, com objetivo de eliminar as dores e a inflamação causada pela formação dessa saliência óssea. Alguns aparelhos de fisioterapia possuem a capacidade de reduzir essa calcificação anormal do ligamento, o que proporciona um resultado muito bom no tratamento.

Pessoas que possuem muitos encurtamentos musculares, principalmente nos músculos das pernas e pés, tem uma tendência maior de desenvolverem esporões, por isso exercícios de alongamento são tão importantes.

A Reeducação Postural Global (RPG), por trabalhar principalmente os músculos de todo o corpo, realinhando-os e alongando-os, ajuda a tratar e prevenir o aparecimento de esporões, pois consegue eliminar a causa do seu aparecimento.

Como confirmar se é esporão

O sintoma é a dor aguda dentro do calcanhar, tipo pontada, quando se fica de pé ou se anda, e que em geral piora ao correr ou saltar. Desaparecendo ao ficar em repouso, com os pés relaxados.

O exame mais eficaz para se constatar o esporão é o Raio X, que mostrará a formação da saliência óssea, no calcanhar.

PREVENÇÃO

Para prevenir os esporões é aconselhável fazer exercícios de alongamento na planta dos pés, e nas pernas, rotineiramente, também evitar usar sapatos tipo rasteirinha e chinelos. O ideal é utilizar um calçado que possua uns 2-4 cm de salto, de preferência, de solado macio.

O primeiro jornal de Curitiba com conteúdo em Realidade Aumentada.