Estudantes fazem prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Estudantes da rede municipal de ensino de todas as idades estão ansiosos para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra Brasileira de Foguetes 2017, marcada para esta sexta-feira (19/5). Até agora, estão inscritos 20 escolas e 35 Centros de Educação da Integral (CEI) da Prefeitura.

A prova, adequada à fase de aprendizagem dos estudantes, será aplicada no respectivo turno de aulas (manhã ou tarde). “Apoiados pelos professores, eles estão se preparando para isso desde o começo do ano”, conta a responsável pela área de Práticas de Ciência e Tecnologias da Secretaria Municipal da Educação, Kelly Dayane Aguiar.

Cerca de 80 professores da rede municipal de ensino frequentam a oficina Astronomia nas Práticas de Ciência e Tecnologia, oferecida pela Prefeitura em parceria com o Centro Universitário Uninter.

Entre as unidades inscritas está a Escola Augusta Glück Ribas, no Sítio Cercado, que terá 80 estudantes de 6 a 12 anos na Olimpíada – 40 pela manhã e 40 à tarde. Será a primeira participação da unidade no evento.

Alunos da professora Paula Mocelin, na semana passada eles receberam a visita do Planetário Itinerante à unidade e confeccionaram trabalhos sobre o Sistema Solar. Os trabalhos foram colocados na sala destinada às aulas das turmas de Educação Integral.

Incentivados pela pedagoga Silvana Aparecida da Silva, 60 estudantes do Centro de Educação Integral Ritta Anna de Cássia, no Cajuru, também estrearão na olimpíada. São 30 de cada turno, de acordo com Silvana, empenhados não só em receber os certificados de participação, praxe das entidades organizadoras do evento – a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). “Eles querem mesmo é medalha”, afirmou.

 

Escolas municipais inscritas até o momento:
CEI Professor José Cavallin
Dona Lulu
Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto Eief
Profª Augusta Glück Ribas
CEI Érico Veríssimo
CEI Maestro Bento Mossurunga
CEI Professora Maria Augusta Jouve
CEI Professora Tereza Matsumoto
Paulo Freire
UEI Profº Germano Paciornik
CEI Augusto Cesar Sandino
CEI Doutel De Andrade
CEI Professor Lauro Esmanhoto
CEI Ulysses Silveira Guimarães
Madre Antônia
UEI Duílio Calderari – EM Duílio Calderari
CEI Heitor De Alencar Furtado
CEI Professor Ulisses Falcão Vieira
EM do Caic Cândido Portinari
Presidente Tancredo de Almeida Neves
CEI Ritta Anna De Cássia
Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
Irati
UEI Irati II
Prefeito Linneu Ferreira Do Amaral
Professora Maria de Lourdes Lamas Pegoraro
CEI Belmiro Cesar
CEI do Expedicionário
CEI Francisco Frischmann
CEI Júlio Moreira
CEI Pedro Dallabona
CEI Professor Antonio Pietruza
Dona Pompília
Margarida Orso Dallagassa
Santa Ana Mestra (UEI Santa Ana Mestra)