19.2 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Exposição conta história dos quadrinhos curitibanos através de seus personagens

A cronologia das histórias em quadrinhos da cidade por meio de seus personagens está na exposição “Fabulosa Galeria de Personagens dos Quadrinhos de Curitiba”, que abre nesta sexta-feira (4), às 19h, na Sala Lápis do Museu da Gravura, no Solar do Barão. Com curadoria de Fulvio Pacheco, a mostra em formato de álbum de figurinhas tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 1º de maio.

A galeria inicia com o Chico Fumaça de 1926 de autoria de Alceu Chichorro, passando por personagens como o Homem Relâmpago, do Poty Lazarotto, Maria Erótica, de Claudio Seto, Smilinguido, da Marcia D´Haese, Marcozinho, do Tako X, Loira Fantasma, do Fulvio Pacheco, Curitibinha, do Marcos Vaz, Amely, da Pryscila Vieira, Barão do Serro Azul, do Marcelo Lopez, Malu, do José Aguiar e vários outros, totalizando 65 personagens.

De acordo com Pacheco, a exposição pretende mostrar que existe uma cronologia de quadrinhos consistente em Curitiba e de considerável volume. “A tradição da cidade quanto aos quadrinhos é conhecida em todo país, com méritos como a Grafipar, editora responsável pela maior produção de quadrinhos vista fora do eixo Rio-São Paulo, a primeira Gibiteca do Brasil e a Gibicon “, lembra Pacheco.

A ideia do álbum surgiu com a Monografia “A História da Gibiteca e dos Quadrinhos em Curitiba” editada em 2006 por Fulvio como trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Artes do Paraná.

 

Exposição “Fabulosa Galeria de Personagens dos Quadrinhos de Curitiba”

Local: Sala Lápis, Museu da Gravura da Cidade de Curitiba – Solar do Barão

Data e horário: Abertura dia 4 de março de 2016 (sexta-feira), às 19h. Visitação: 5 de março a 1º de maio, das 9h às 12h e 14h às 18h (terça a sexta-feira) e das 12h às 18h (sábado e domingo)

Entrada gratuita

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS