20.2 C
Curitiba
terça-feira, 16 abril 2024

Food truck de hambúrguer é o primeiro licenciado na cidade

Dois meses após o lançamento do edital que regulamenta a atividade dos food trucks em Curitiba, a cidade ganha seu primeiro caminhão licenciado. A licença foi entregue na manhã desta quarta-feira (30/8) pelo secretário Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, ao empresário José Altman.

A autorização é um marco para Curitiba, de acordo com César. “Existem algumas mudanças a serem seguidas e, como é algo novo, os empresários estão atrás dos documentos necessários para se regularizar”, disse. “Mas ficamos contentes em perceber que a categoria está empenhada.”

O caminhão de José Altman tem como carro chefe os hambúrgueres artesanais, mas ele também trabalha com um cardápio variado. “Somos um dos mais antigos trucks de Curitiba e ser o primeiro a ter licença pelo novo decreto é uma honra”, afirmou.

Para Altman, o ponto mais positivo do novo decreto é a possibilidade atuar em espaços públicos. “Dede o começo, nosso grande sonho é abrir na rua, estar em contato direto com o público, do jeito que o food truck nasceu para ser”, revelou.

Em breve, a Secretaria Municipal do Abastecimento vai publicar um edital de chamamento público, pelo qual os empresários licenciados poderão indicar pontos, em logradouros públicos, para trabalhar. Com as indicações feitas pelas associações, a secretaria vai definir quais pontos estarão aptos e como vai funcionar o rodízio entre os caminhões.

Estiveram na reunião o presidente da Associação Paranaense de Food Trucks, Antônio Tanaka, o presidente da Associação de Food Trucks de Curitiba, André Ricardo Santin, e o diretor técnico, Caio Carvalho, a co-proprietária da Altman Gastronomia, Eliane Daitschman, a diretora de Uso e Controle do Solo da Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Mara Lúcia Ferreira, e a assessora da secretaria Ângela Saint Pierre.

Fiscalização

Com o decreto, a atividade de food truck passa a ser reconhecida na capital paranaense. O secretário Marcelo Ferraz César lembrou que a partir de agora os empresários já estão sujeitos a ação da fiscalização. “No início vamos respeitar um período de adaptação, com ações orientativas”, contou. “Dentro de alguns meses vamos iniciar ações de fiscalização propriamente ditas.”

Veja como licenciar seu Food Truck.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS