24.6 C
Curitiba
quinta-feira, 28 março 2024

Getúlio Vargas terá calçadas acessíveis, nova estação-tubo e iluminação reforçada

A Avenida Presidente Getúlio Vargas está em obras ao longo de 650 metros, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Conselheiro Laurindo, no bairro Rebouças. O trabalho de reestruturação faz parte das medidas mitigadoras ao templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), localizado na quadra entre a Rua Engenheiros Rebouças, a Avenida Presidente Getúlio Vargas e ruas João Negrão e Piquiri.

O canteiro central da Getúlio Vargas será retirado para permitir a futura implantação de uma faixa exclusiva ao transporte público. O estacionamento de veículos será regulamentado de forma a garantir o rodízio e o atendimento ao comércio e aos serviços existentes na região.

Como parte da requalificação, a avenida terá calçadas ampliadas, com sistema de iluminação direcionado aos pedestres, dentro dos padrões de acessibilidade, nos mesmos moldes do trecho já implantado no eixo da Getúlio que vai desde a Avenida República Argentina à Marechal Floriano.

Quando finalizadas as obras terão, ao todo, três quilômetros de novas calçadas iluminadas e acessíveis, desde o Água Verde até a Rua Conselheiro Laurindo, no Rebouças.

Também estão entre as medidas mitigadoras em execução na Avenida a implantação de semáforos para veículos e pedestres, sinalização, e obras de drenagem.

Estações-tubo

Importante eixo de transporte pelo qual passam as linhas de Ligeirinhos Santa Cândida-Pinheirinho; Sítio Cercado e Fazendinha-Guadalupe, a Avenida Getúlio Vargas terá uma nova estação-tubo no encontro da avenida com a Rua João Negrão. O ponto de embarque e desembarque atenderá à demanda dos frequentadores do templo, dos estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), cuja nova sede ficará no prédio do antigo Matte Real, e aos trabalhadores do comércio e prestadores de serviços da região do Rebouças, na área de abrangência do Vale do Pinhão.

Para atender a demanda de quem segue do Centro ao bairro a estação-tubo ficará no encontro da Avenida Iguaçu com a João Negrão.

Medidas Mitigadoras IURD

A revitalização da Avenida Presidente Getúlio Vargas faz parte das medidas mitigadoras provenientes da implantação do templo religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) localizado na Rua Piquiri, Rua João Negrão, Avenida Presidente Getúlio Vargas e Rua Engenheiros Rebouças.

A IURD foi responsável pela contratação e execução dos projetos executivos de engenharia (drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação) e pela execução da obra, que compreende um trecho de 650 metros entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Conselheiro Laurindo.

O projeto básico desenvolvido pelo Ippuc, pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e a Setran tem como principais diretrizes os seguintes aspectos:

1. Alargamento das calçadas e acessibilidade: criação de faixas acessíveis, em concreto moldado in loco.

2. Sustentabilidade: preservação da paisagem e identidade da rua por meio da manutenção do calçamento em lousa de granito em duas cores e das árvores que tiveram os seus canteiros padronizados.

3. Segurança: implantação da iluminação para os pedestres.

4. Criação de espaços de convívio: instalação de áreas de estar com bancos e lixeiras. Estes espaços foram criados para proporcionar áreas de lazer e descanso para os moradores e transeuntes, considerando o aspecto agradável da rua, proporcionado pela amplitude das calçadas e sombra das árvores.

5. Priorização do transporte público: retirada do canteiro central para possibilitar a acomodação de uma futura faixa exclusiva para o transporte público, para o atendimento das linhas de Ligeirinho Santa Cândida – Pinheirinho, Sítio Cercado e Fazendinha – Guadalupe.

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS