14.7 C
Curitiba
sexta-feira, 29 março 2024

Gibiteca de Curitiba recebe o lançamento da Gibicon 2016

O lançamento da quarta edição da Gibicon acontece nesta segunda-feira (9), às 19h, no Solar do Barão (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533). Com presença do prefeito Gustavo Fruet, do presidente da Fundação Cultural de Curitiba Marcos Cordiolli e dos curadores do festival de quadrinhos, a ocasião marca o anúncio dos cerca de 60 artistas convidados para este ano e a abertura da exposição “3,2,1,0, Gibicon”, que apresenta as inúmeras atividades previstas a edição. De quebra, celebra o novo espaço da Gibiteca de Curitiba, a primeira do Brasil. A Gibicon acontece entre os dias 8 e 11 de setembro no Museu Municipal de Arte (MuMA), com cerca de 60 convidados nacionais e internacionais para um público estimado de 30 mil pessoas.

Depois de três convenções e mais de 300 artistas presentes nas edições anteriores (Liberatore (Itália), KinJung Gi (Coreia), David Lloyd (Inglaterra), o evento foi reformulado para ampliar o debate sobre a influência dos quadrinhos na sociedade em tempos atuais. “A programação será absolutamente inovadora. O evento terá como enfoque uma temática específica [a ser divulgada no dia] e intensificará o envolvimento entre aqueles que possuem mesas e estandes, que poderão sugerir e propor atividades em parceria com os responsáveis pela programação”, explicam Fabrizio Andriani e Luciana Falcon, coordenadores da convenção. Uma feira de livros e álbuns de HQ também irá funcionar no estacionamento do MuMA – estandes estarão disponíveis para locação. Palestras, debates e palco aberto também estão previstos.

A curadoria do evento traz nomes experientes: Heitor Pitombo (RJ), jornalista, tradutor e colaborador da revista mais importante do gênero no país, a “Mundo dos Super-Heróis”; Lobo (RS), responsável pelo portal Quadrinhos Para Barbados e editor com passagem pela Desiderata e pelo selo Barba Negra; e Rafael Coutinho (SP), filho de Laerte, autor de “Cachalote” e editor da Naval Comix. De Curitiba, os destaques são Mitie Taketani (Itiban Comic Shop) e André Caliman, autor da graphic novel política “Revolta!” Os quadrinhistas Ibraim Roberson (Marvel, DC Comics e Sergio Bonelli) e Antônio Éder (artista premiado pelo HQ Mix e pelo Angelo Agostini) serão os consultores.

A Gibicon é um projeto aprovado pela Lei Rouanet/MinC e está aberto a captação de recursos junto a patrocinadores e parcerias com instituições públicas e privadas. Gratuito e de caráter sociocultural, é realizado pela Znort Editora. Desde a edição n.º 0, em 2011, recebe o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

Lançamento da 4.ª Gibicon – Exposição “3,2,1,0, Gibicon” 

Data: segunda-feira, dia 9 de maio

Horário: 19h

Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Solar do Barão)

Relacionados

EDIÇÃO IMPRESSA Nº 116 | MARÇO/2024

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS