Gibiteca tem cursos e história que vão além dos quadrinhos

principal

A Gibiteca de Curitiba é muito mais que uma biblioteca de gibis. Instalada no Centro Cultural Solar do Barão, residência de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, ela tem charme e histórias que vão além dos quadrinhos.

 

No casarão, é possível aprender a desenhar. Estão abertas até 4 de março as inscrições para os cursos de Quadrinho Básico, Intermediário e Avançado, Narrativa e Roteiro, Mangá, Desenho de Figura Humana, Pintura com Aquarela e Cosplay.

Outra possibilidade é consultar o acervo gigante da Gibiteca. Das 32 mil revistas, quatro mil são raras. Lá é possível encontrar exemplares da Revista Gibi, criada em 1920 e que originou os quadrinhos de hoje. Também entre as raridades está o exemplar número 1 da Action Comics, revista de super-heróis criada em 1938.

Há ainda revistas como a Tico-Tico, que surgiu em 1900, e a do Mandrake, que nasceu do argumento de Lee Falk e do desenho de Phil Davis na década de 30, nas tiras do New York American Journal.

Pato Donald

A Gibiteca é uma viagem no tempo e traz boas lembranças, conta a estudante de jornalismo Patrícia Gomes. “Quando eu era criança, minha mãe me deu uma assinatura do gibi do Pato Donald. Adoro Gibis e gosto muito daqui. É um lugar interessante que vale a pena conhecer, pelo espaço físico e por disponibilizar o acesso a qualquer pessoa”, diz Patrícia.

A estudante aproveitou as férias escolares para levar a filha, Yasmin, de 8 anos, para conhecer a Gibiteca. A menina é fã dos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem, do cartunista Maurício de Sousa. “Já li o número 1, 2 e 3. A Magali é a minha personagem preferida”, diz Yasmin, estudante do CEI Pedro Dallabona, no bairro Órleans. Ela conta que a escola também tem muitos gibis. “Sempre que eu posso, eu leio um.”

Polo cultural

A Gibiteca é comandada pelo quadrinista Fúlvio Pacheco, autor de 15 revistas, como a Bocas Malditas, que são lendas urbanas, e a Relatos Azuis, na qual relata, por meio dos quadrinhos, a experiência vivida com o Murilo, seu filho autista.

Fúlvio começou a trabalhar na Gibiteca como estagiário da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Depois, foi professor, durante 12 anos, dos cursos oferecidos pela Gibiteca, até prestar concurso público e, finalmente, ser coordenador de um espaço no qual se realiza. “É o polo cultural, educacional e social dos quadrinhos em Curitiba. Um lugar para várias tribos. Aqui tudo acontece”, conta ele.

Não à toa. A Gibiteca tem espaço para exposições, oficinas e cursos e a Sala de Exposições foi batizada com o nome de outro quadrinista bem conhecido dos curitibanos, Nilson Mueller, o ilustrador das balas Zequinha. O palhaço foi desenhado na década de 20 para embalar as balas produzidas pelos irmãos Sobania.

No desenho, Zequinha aparecia em atividades rotineiras. As figurinhas seguiam uma numeração e quem completasse a coleção, incluindo a figurinha carimbada, poderia trocá-la por brinquedos.

Matrículas abertas

Toda essa magia está presente na Gibiteca, que ainda oferece cursos e oficinas. Em março começam as aulas para os cursos de Quadrinho Básico, Intermediário e Avançado, Narrativa e Roteiro, Mangá, Desenho de Figura Humana, Pintura com Aquarela e Cosplay – Corte, Costura, Cabelo e Maquiagem.

A idade mínima para participar dos cursos é dez anos. Cada curso tem a duração de quatro meses e o custo é de R$ 50,00 por mês. As inscrições estão abertas e vão até 4 de março. As matrículas serão realizadas no primeiro dia de aula.

Além dos cursos, a Gibiteca oferece workshops de Anatomia com Modelo Vivo Cosplay.

Barão do Serro Azul

A Gibiteca fica no Centro Cultural Solar do Barão, residência de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Ele recebeu este título da Princesa Isabel por defender a causa abolicionista. Foi comerciante, produtor e o maior exportador de erva mate da região. Foi presidente da Câmara Municipal e deputado provincial, quando assumiu interinamente o governo da Província do Paraná. Também fundou Associação Comercial do Paraná.

O Barão do Serro Azul defendeu Curitiba durante a invasão dos maragatos, em 1893. Após a negociação com os invasores, foi considerado traidor pelas tropas do presidente Marechal Floriano. Morreu assassinado na Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.

Em dezembro de 2008, 114 anos após a sua morte, Ildefonso Correia foi incluído no Livro de Aço dos Heróis Nacionais, do Panteão da Pátria Tancredo Neves.

Serviço:

Cursos Gibiteca – 1º Semestre 2017
Inscrições: até 4 de março
Local: Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Solar do Barão
Telefone: (41) 3321-3250
gibitecadecuritiba@ff.curitiba.pr.gov.br


Programação

Quadrinhos – Nível Básico – Manhã – 6ª feiras – 10/03 a 14/07
Professor: Ariel Morais Dacunha – Horário: 10h às 12h – Vagas: 25

Quadrinhos – Nível Básico – Tarde – 4ª feiras – 8/03 a 15/07
Professor: Francis Ortolan – Horário: 10h às 12h – Vagas: 25

Quadrinhos – Nível Básico – Manhã – Sábados – 11/03 a 15/07
Professor: Marcelo Lopes – Horário: 10h às 12h – Vagas: 25

QuadrinhosNível Intermediário – Tarde – Sábados 11/03 a 15/07
Professor: José Aguiar – Horário: 14h às 16h – Vagas: 25

Quadrinhos – Nível Avançado – Tarde – Sábados – 11/03 a 15/07
Professor: José Aguiar – Horário: 16h às 18h – Vagas: 25

Mangá (quadrinhos japoneses) – Tarde – 3ª feiras – 7/03 a 3/07
Professor: João Ferreira – Horário: 14h às 16h – Vagas: 25

Narrativa e Roteiro – Tarde – 3ª feiras – 7/03 a 3/07
Professor: Bianca Pinheiro – Horário: 16h às 18h – Vagas: 25

Desenho da Figura Humana – 5ª feiras – 9/03 a 28/06
Professor: Douglas Corrêa – Horário: 14h às 16h – Vagas: 25

Pintura com Aquarela – 6ª feiras – 10/03 a 14/07
Professor: Hosana Cristina Freitas – Horário: 16h às 18h – Vagas: 25

Cosplay (Corte, Costura, Cabelo e Maquiagem) – 5ª feiras – 9/03 a 28/07
Professor: Rafaela Gonzalez – Horário: 16h às 18h – Vagas: 25 (Material à parte)

Workshop de Anatomia com Modelo Vivo (Cosplay) – Professor: Marcelo Lopes – Datas: 10/03, 7/04, 5/05, 9/06, 7/07, 11/08, 8/09, 6/10, 3/11 e 9/12.
Horário: 19h às 21h – Valor: R$35 (cada encontro) – Vagas: 25 (Para maiores de 18 anos)